Porque usar Double Vessel e não Single Vessel

Saudações, amigo cervejeiro!

As dúvidas em relação a qual equipamento usar na produção de cerveja caseira são comuns. É por isso que neste artigo vamos listar as principais diferenças entre os equipamentos single vessel e double vessel para fazer cerveja, além de explicar porque a segunda opção é a melhor!

O público, em geral, costuma ter uma falsa sensação de que quanto mais robusto o equipamento, melhor para o cervejeiro. Isso não é verdade. Quem fala isso não leva em conta dois fatores: a estética e a eficiência do processo.

Já ouviu aquela frase que diz “É possível fazer mais com menos”. Essa é uma premissa super correta na fabricação de cerveja caseira e o Blog da EZbrew vai mostrar o porquê.

Veja também: Single Vessel x Double Vessel EZbrew: duas panelas são melhores que uma na fabricação de cerveja?

Características da Single Vessel

Esse equipamento é caracterizado por ter uma única panela ou ter uma panela dentro da outra. Isso causa uma limitação na capacidade de processamento de malte, comprometendo a flexibilidade da brasagem. Apenas um processo pode ser realizado por vez, tornando-a mais lenta.

A quantidade sempre fixa de água e capacidade reduzida de processamento de grãos também resulta em uma dificuldade maior para conseguir o mosto em gravidades mais altas, isso significa restringir a gama de cervejas que você pode fazer, principalmente os mostos Hi Gravity para fazer as cervejas mais alcoólicas.

As Single Vessel de maneira geral, tem uma circulação com o fluxo invertido, de baixo para cima, o que torna necessária uma bomba de maior potência. Aí aparecem dois problemas, um maior consumo de energia e um processo “forçado” e bem mais barulhento.

O equipamento é bem mais complicado comparado com um Double Vessel, há muito mais peças envolvidas, mais válvulas, conexões, fundos falsos e porcas. Por mais que isso possa impressionar e chamar a sua atenção, a maior quantidade de peças aumenta a possibilidade de quebra ou até de extravio de cada uma delas. Você não vai querer ter que abortar uma brassagem porque não acha aquela porca que trava os fundos falsos no cesto de grão, vai?

Há também aquelas pessoas que se impressionam com equipamentos super robustos, feitos com chapas muito grossas. O maior peso afeta a mobilidade do equipamento e pode ser uma dor de cabeça na hora da limpeza.

Veja também: Qual é a melhor panela para cerveja, a de aço inox 201 ou a de inox 304?

Características da Double Vessel da EZbrew

A Double Vessel é a evolução das primitivas Single Vessel. Um equipamento com panelas duplas é mais moderno e seguro. A grande “sacada” é que ele trabalha justamente para melhorar as deficiências que o processo single vessel possui.

Um exemplo é a maior capacidade de processamento de grãos, criando maior versatilidade para o cervejeiro trabalhar com o mosto. A recirculação é feita por gravidade, ou seja, naturalmente. Não é preciso de uma bomba muito potente para dar conta do serviço, tornando o processo mais econômico e com menos ruído.

A talha, necessária nas Single Vessel de maior porte, é totalmente dispensável nas Double Vessel. Como a panela de mostura fica separada da panela de fervura, você pode drenar o mosto e aliviar consideravelmente o peso antes de erguê-la. Como a panela de mostura é fechada no fundo, o fluxo de descida pode ser controlado por uma válvula e pode ser fechada totalmente e evitar aquele “pinga pinga” dos cestos totalmente abertos das Single Vessel.

No quesito peso, usamos uma espessura de chapa que torna o equipamento mais leve, sem abrir mão da resistência.
Optamos em projetar equipamentos minimalistas, com o menor número de peças possível, que minimizam o risco de perda de uma das peças necessárias para o sistema funcionar perfeitamente.

Veja também: Cerveja na garrafa pet: vale a pena usar este recipiente?

Equipamentos e acessórios perfeitos evitam a oxidação

A conclusão é que os equipamentos Single Vessel tem limitações que os Double Vessel não tem. Há cervejeiros mais puristas que ainda resistem aos equipamentos mais modernos e isso não é exatamente um problema.

Na cultura cervejeira há espaço para todos os gostos, mas se você busca modernidade, maior flexibilidade de criar suas receitas, melhor experiência na brassagem e um risco menor de erros ou problemas causados pelo equipamento, a melhor opção é sem dúvidas são as Double Vessel.

Uma dica final! Conheça as soluções que a EZbrew tem para você! Nos orgulhamos e criar, projetar e fabricar os melhores equipamentos do mercado e ter mais de 1200 usuários satisfeitos! Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube e venha fazer parte da nossa familia.
Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.