Por que usar um fermentador feito em aço inoxidável da EZbrew?

Tudo bem, amigo cervejeiro?

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os fermentadores da EZbrew e as vantagens que este tipo de equipamento traz para a produção de sua cerveja artesanal.

Se você ainda não é especialista no processo, não se preocupe! Vamos começar citando todas as etapas de produção de cerveja artesanal:

• Elaboração da receita e planejamento da produção;• Moagem dos grãos;• Dosagem de água;• Fase quente (brassagem):     Programação do controlador;
Mostura;
Filtragem e clarificação do mosto;
Fervura;
Whirpool;
Descanso;
• Fase Fria:
Resfriamento do mosto;    Trasfega para o fermentador;    Oxigenação do mosto frio;
Inóculo da levedura;    Fermentação;
Maturação;
Clarificação da cerveja pronta;
Envase;
Carbonatação.

Agora vamos falar um pouco sobre a etapa mais importante da produção: Uma boa fermentação é responsável por mais de 60% do resultado final de sua cerveja.

Na fase de fermentação, o mosto deve estar na temperatura certa para receber as leveduras.

Atenção! Cada variedade de levedura precisa estar em uma faixa ideal de temperatura, por isso fique de olho na receita e siga as orientações do fabricante.

É na fermentação que o mosto se transforma, enfim, em cerveja. As leveduras são microorganismos unicelulares do reino dos fungos, que metabolizam os açúcares presentes no mosto cervejeiro, gerando álcool etílico, gás carbônico e outros compostos orgânicos que vão contribuir para dar sabor e aroma para a bebida.

Este processo deve acontecer em um ambiente 100% controlado, limpo e desinfectado para não haver contaminação e por a perder todo o seu trabalho. Para isto é fundamental que seu fermentador e todos os acessórios sejam de grau sanitário, ou seja, que seja possível limpar e desinfetar com facilidade e segurança.

 

Os fermentadores feitos de plástico são frágeis e podem riscar fácil, tornado-se um prato cheio para futuras contaminações. Para isto o melhor material encontrado para construção dos fermentadores é o aço inoxidável AISI 304L, de grau sanitário e o mesmo usado nas indústrias alimentícias e é o que usamos na construção dos nossos fermentadores. Além do material, a superfície do metal deve estar perfeitamente polida, sem rugosidade nenhuma onde possa servir de moradia para microorganismos indesejados.

Fermentador de aço inxidável

Outra variável é o tempo de fermentação, que também dependem do tipo e da quantidade de levedura utilizado e da temperatura de fermentação. Nesta etapa, o controle da temperatura é fundamental, assim como é essencial que o tanque esteja perfeitamente vedado e fechado, de forma que não entre oxigênio e outros contaminantes. Contudo, é preciso haver uma saída de escape para o gás carbônico.

Os fermentadores da EZbrew são equipados com uma válvula esférica estrategicamente posicionado na lateral do tanque que permite que o gás carbônico saia sem deixar qualquer ar externo entre pra dentro do fermentador, além de um poço térmico projetado para colher uma leitura de temperatura no ponto certo.

Válvula Esférica

Além do mais, os nossos fermentadores foram projetados para caber dentro de geladeiras e frigoríficos comerciais, diminuindo muito o custo destes fermentadores comparados aos auto refrigerados, além de se tornar mais leve e mais fácil de manusear e limpar.

E mais, você vai ter uma geladeira ou frigorífico disponível para outras funções quando não estiver fermentando uma cerveja. Você ainda pode usar esta mesma válvula para entrar com o mosto depois do resfriamento, acoplando uma mangueira com engate rápido com o mesmo padrão usado em nossos equipamentos, sem risco de vazamento, desperdício e sujeira
O acompanhamento durante a fermentação e da maturação é importante, para isso instalamos uma torneirinha de amostra no cone do fermentador para você ir experimentando e medindo a densidade da sua cerveja.

Para o cervejeiro caseiro, que produz pequenos lotes, qualquer litro desperdiçado poderá fazer falta lá na frente, não é? Por este motivo que inovamos ao projetar uma exclusiva garrafa de coleta de lama de fermentação. Esta garrafa é acoplada na válvula borboleta na saída do cone na parte inferior do equipamento.

Durante a fermentação, deixamos a válvula borboleta aberta e toda a lama produzida que for decantando, vai escorregando pela parede do cone e vai parar no fundo desta garrafa. No final da fermentação você fecha a válvula borboleta e retira esta garrafa com toda a lama lá dentro. Você pode guardar na geladeira e poderá até reutiliza-la em uma próxima brassagem, reduzindo consideravelmente o custo de produção.

Garrafa de Coleta de Lama

A boa notícia é que o volume desta garrafa é conhecido, então você não vai desperdiçar uma quantidade grande de cerveja no processo como acontece durante a purga do fermento nos fermentadores tradicionais. Além do mais, a cerveja que estará dentro do fermentador estará limpinha até a última gota!

Chegou a hora do envase: Para isto desenvolvemos uma peça exclusiva para esta função. É um extrator feito em aço inoxidável maciço com rosca SMS de 2 1/2 polegadas que é facilmente acoplado na na válvula borboleta no final do cone.

Depois de tudo pronto, chegou a hora de lavar o equipamento. Sabemos que o cervejeiro caseiro não tem (e nem pode) ter acesso a produtos de limpeza mais agressivos que são usados nas indústrias, como soda cáustica quente e ácidos neutralizantes. Além de ser substâncias com uso controlado, podem representar um risco para sua segurança e saúde para você e sua família.

Os fermentadores auto refrigerados e pressurizados precisam do uso destes produtos mais agressivos, mas nós da EZbrew pensamos em tudo isto e projetamos nosso fermentador para que fosse possível a lavagem e limpeza com detergente de louça de uso doméstico, graças a leveza do equipamento e a tampa que tem abertura de 100%, esta tarefa é fácil, rápida e segura.

Como você deve ter percebido, o processo de fermentação não é complicado, mas exige cuidados. Sendo assim, ter o equipamento correto, que agilize e torne o processo mais fácil e seguro é altamente recomendável.

É aí que os fermentadores da EZbrew fazem uma enorme diferença!

São três opções de tamanho:

– EZbrew FE50 – Tem diâmetro máximo de 43 cm e 81 cm de altura. Foi projetado para caber dentro de uma geladeira comum e pode fermentar até 43 litros de cerveja, ideal para quem tem uma EZbrew BIAB30, EZbrew K45 ou EZbrew C70 – 201;

– EZbrew FE100 – Suas dimensões são de 43 cm de diâmetro máximo e 1,19 m de altura. Também tem o tamanho ideal para caber de uma geladeira comum e pode fermentar até 85 litros de cerveja de uma só vez, ideal para quem tem uma EZbrew K60 ou uma EZbrew C100 – 201;

– EZbrew FE200- Este é um fermentador para quem tem uma produção um pouco maior, de até 170 litros de cerveja. Seu tamanho é ligeiramente maior: com  56,5cm de diâmetro máximo e 1,37 m de altura. Pode ser usado dentro daqueles expositores refrigerados de bebidas. Ideal para quem tem uma EZbrew K135 ou duas brassagens da EZbrew K60 ou EZbrew C100 – 201;

Cada um dos fermentadores pode ser usada em conjunto com o EZbrew CT17, um controlador digital para manter a temperatura da sua fermentação na faixa ideal de temperatura. Este controlador permite controlar resfriamento e também aquecimento, tornando o controle de temperatura de fermentação bem mais fácil, prático e seguro.

Conheça mais sobre a produção de cerveja artesanal. Assista nossos vídeos em nosso canal do YouTube EZtalks https://www.youtube.com/channel/UCASOC3YMRDmX_8vaMMIZW0Q e leia nossos blogs sobre o assunto https://ezbrew.com.br/blog/ 

Para cada uma das etapas de produção de cerveja artesanal em casa há uma solução EZbrew cuidadosamente pensada que vão tornar o seu hobby mais fácil e rápido, porque acreditamos que fazer cerveja pode ser tão prazeroso como degustá-la com seus amigos e familiares.

Um brinde a isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *