Saudações, amigo cervejeiro!
Ninguém duvida que há uma comunidade cervejeira cada vez maior no Brasil. Essa é uma turma que não está unida apenas pela bebida, a questão é muito mais de conhecimento e de um jeito diferente de encarar a cerveja. Mas afinal, quem é essa gente?
Bom, no exato momento que esse artigo está sendo produzido há uma pesquisa em andamento para responder essa pergunta. O Retrato dos Consumidores de Cerveja no Brasil é uma pesquisa nacional que tem como objetivo realizar uma entrevista online com ao menos 2012 consumidores da nossa bebida predileta.
Por que 2012 cervejeiros exatamente? Os organizadores chegaram a esse número porque na primeira edição da pesquisa, em 2020, foram entrevistadas 1.006 pessoas, e a meta agora é dobrar esse número.
Você mesmo pode participar, é só acessar o link do Retrato dos Consumidores de Cerveja no Brasil.
Se você está curioso sobre esse projeto, chega mais no Blog da EZbrew entenda os resultados da primeira edição da pesquisa e saiba mais sobre o atual Retrato dos Consumidores de Cerveja no Brasil.
Veja também: Por que a cerveja artesanal é mais cara?
Quem somos nós?
A primeira edição dessa pesquisa foi realizada entre 26 de agosto e 7 de setembro de 2020 em todo país. A maior parte das respostas, 51,18%, veio da região Sudeste. Em seguida vieram o Nordeste (22,86%), o Sul (14,02%), o Centro-Oeste (7,36%) e, por fim, o Norte (4,57%).
Mais homens doque mulheres participaram. O grupo masculino teve 72,86% das respostas, enquanto as mulheres tiveram 26,74% e um grupo de 0,4% não definiu o gênero. A principal faixa etária foi a de 36 e 45 anos, com quase 37% de participação. O pessoal de 26 e 35 anos ficou logo atrás, com 34,39%.
Agora, os resultados principais. Apenas 3,48% bebem exclusivamente as cervejas mainstream, enquanto 19,88% só consomem as cervejas artesanais ou importadas. Os demais 76,64% bebem ambas as categorias.
Esse é um resultado interessante, que mostra uma atenção especial do consumidor brasileiro de cerveja a cervejas que não são aquelas com os rótulos mais tradicionais. Cada vez mais esse consumidor está atento à qualidade do que ele consome e essa é uma excelente notícia.
Veja também: Insumo x matéria-prima de cerveja
Participe da comunidade cervejeira
Outro dado bem bacana é que 51,55% dos entrevistados fazem a sua própria cerveja, uma vitória enorme da comunidade cervejeira. Há ainda informações sobre o gasto médio desse público, cursos sobre cerveja, tipos preferidos e muitos outros.
Se você quiser entender ver mais resultados, basta consultar o link do primeiro Retrato dos Consumidores de Cerveja no Brasil.
Você, que está lendo um artigo sobre cerveja, já está no caminho de um consumo mais consciente da cerveja. Ler, se informar, participar de debates é uma forma de aprimorar os conhecimentos e vivenciar na plenitude a experiência do universo cervejeiro.
Com mais informações bebemos melhor. Por isso, não deixe de conhecer mais sobre o universo cervejeiro no Canal da EZbrew no Youtube e aqui no Blog da EZbrew. Navegue também pelos equipamentos e acessórios EZbrew.
Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de cervejeiros e torne-se um EZbrewer. Venha fazer parte dessa família!
Saúde a todos nós!