Por que a cerveja artesanal é mais cara?

Saudações, amigo cervejeiro!

Essa é uma pergunta bastante comum. De fato, a cerveja artesanal é mais cara e não faltam motivos para explicar isso. Em primeiro lugar, a própria lógica de mercado oferece o primeiro deles.

Como em qualquer outro mercado, a produção em massa barateia o produto. No entanto, o processo baseado na alta capacidade de produção também traz problemas. O maior dele está na qualidade do produto oferecido.

Antes de explicarmos em detalhes os preços das cervejas artesanais e daquelas marcas mais famosas, cabe um detalhe importante: fazer a sua própria cerveja em casa pode ser a opção mais barata de todas!

Isso acontece porque em casa você pode ter equipamentos mais eficientes, encontrar boas opções de ingredientes de alto nível a um bom preço e ainda se divertir com a sua própria receita. Nós aqui da EZbrew já estamos preparando um material com todos os detalhes. Aguarde!

Já sobre a comparação de preços das cervejas artesanais e mainstream, se liga nesse post do Blog da EZbrew e decida qual é a melhor opção de cerveja para você e para o seu bolso.

Veja também:  Principais diferenças entre cervejas artesanais x cervejas mainstream

Preço da cerveja artesanal

A composição do preço da cerveja artesanal também segue a lógica do mercado. Você precisa juntar todos os custos do que foi produzido. Aí entra tudo o que foi gasto com os insumos, ou seja, a matéria-prima. Quanto melhor a qualidade dos ingredientes, mais cara será a cerveja.

O preço final, no entanto, vai muito além disso. Os equipamentos usados, a energia elétrica, as embalagens, o transporte do fornecedor até o ponto de venda e até um possível intermediário interferem nessa conta.

Também não podemos esquecer os impostos, que aqui no Brasil pesam bastante. Estima-se que por volta de 60% do preço de uma cerveja artesanal sejam de tributos.

Note que a cerveja indústria também tem seus custos, afinal ela também precisa de insumos, equipamentos, transporte e impostos. No entanto, esses custos são reduzidos pela alta produção e pela estrutura que as grandes cervejarias têm.

Você certamente já viu representantes comerciais ou caminhões de transporte de cerveja das grandes marcas por aí. Mas dificilmente verá essa estrutura (que acaba barateando o produto) em uma cervejaria artesanal.

Veja também: Insumo x matéria-prima de cerveja

Qualidade em primeiro lugar

A cerveja feita pela grane indústria pode até ser mais acessível do ponto do preço final, mas o processo mais cuidadoso da cervejaria artesanal traz muitas outras vantagens. Mais uma vez, a lógica capitalista explica por que isso acontece.

Quando se produz muito, é preciso atingir um mercado consumidor muito grande. Isso significa que uma grande produção de cerveja tem que oferecer um produto que seja do gosto de uma massa de consumidores maior. Ou seja, a cerveja produzida dessa maneira precisa ser padronizada.

A cerveja mainstream também precisa manter um preço que seja acessível para esse grande público. Assim, é necessário o uso de insumos mais baratos como milho e arroz, além de estabilizantes, aditivos químicos, corantes e conservantes e estabilizantes.

Já para o cervejeiro artesanal, a qualidade vem em primeiro lugar. Usar o melhor ingrediente, encontrar a melhor receita, buscar melhorar a cada produção são características desse cervejeiro. O resultado é um produto final de qualidade superior, ainda que seja necessário pagar mais por ele.

Veja também: Passo a passo para fazer uma degustação de cerveja como um profissional

Qual é a melhor cerveja para você e para o seu bolso?

Quer comprar uma cerveja de uma grande marca no mercado? Sem problemas! Ninguém é contra o consumo delas. Cada um de nós certamente já passou por momentos bem divertidos com elas.

Mas quando falamos sobre qualidade, a cerveja artesanal se destaca. E essa “qualidade” não é só da cerveja em si, mas também sobre o como bebemos. Consumir a cerveja apreciando os sabores e aromas, entendendo a produção, reconhecendo cada detalhe é uma experiência sem dúvida superior.

Com mais informações bebemos melhor. Por isso, não deixe de conhecer mais sobre o universo cervejeiro no  Canal da EZbrew no Youtube e aqui no Blog da EZbrew. Navegue também pelos equipamentos e acessórios EZbrew.

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de cervejeiros e torne-se um EZbrewer. Venha fazer parte dessa família!

Saúde a todos nós!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.