Insumo x matéria-prima de cerveja

Saudações, amigo cervejeiro!

Papo vai, papo vem, e quando o assunto é a produção de cerveja é muito comum o assunto da qualidade de insumos e matéria-prima aparecer na roda de conversa. A conclusão é unânime que a melhor cerveja depende, e muito, da escolha dos melhores insumos.

Hoje é muito comum vermos na TV programas que mostram receitas de comida. Se você prestar bem atenção, os melhores chefs estão sempre em busca dos melhores fogos, panelas, acessórios e ingredientes para os seus pratos. Com a cerveja é exatamente o mesmo!

Mas qual é a diferença entre a matéria-prima e os insumos? O Blog da EZbrew está aqui para analisar essa relação entre eles e sobre o impacto que eles causam na sua produção. Venha com a gente para saber mais.

Veja também: Cerveja puro malte x cerveja com adjuntos: principais diferenças

O que é insumo e matéria-prima da cerveja

O significado de matéria-prima é: a substância principal que se utiliza na fabricação de alguma coisa. Diante dessa definição, fica muito claro quais são as matérias-primas da cerveja, a receita você já sabe de cor, água, malte, lúpulo e levedura, como ficou definido desde a Lei da Pureza Alemã, em 1516.

Já o significado de insumo é: cada um dos elementos (matéria-prima, equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços. Ou seja, a matéria-prima é um tipo de insumo, mas o termo é bem mais abrangente.

Os equipamentos usados, o trabalho do cervejeiro, a energia gasta, tudo isso é insumo. Ou seja, para termos a melhor cerveja, é preciso saber escolher não só os ingredientes, mas todo e qualquer elemento que faça parte dessa produção.

Veja também: Principais insumos para cerveja artesanal

Maneiras de melhorar a cerveja usando insumos de qualidade

A produção da cerveja começa muito antes de o cervejeiro ligar o fogo da panela. A própria escolha da panela (e do fogo) faz parte da produção. Pegue como exemplo um equipamento automatizado como o Double Vessel EZbrew.

Ele tem 2 sensores de níveis, um de nível mínimo no tanque de fervura que desliga a resistência elétrica quando o nível fica muito baixo, e um de nível máximo no tanque de mostura para evitar o transbordamento.

Além disso as panelas são interligadas. O líquido é bombeado de uma para outra, reduzindo o contato humano e, obviamente, o risco de acidentes. Além disso, o equipamento controla as temperaturas de forma perfeita, o que é fundamental para o melhor resultado da produção.

Veja também: Conheça muito mais sobre os produtos EZBrew

 

Como escolher os melhores ingredientes?

O melhor vinho depende das melhores uvas, certo? Da mesma maneira, a melhor cerveja precisa de ingredientes de grande qualidade.

Ter os ingredientes sempre frescos, ter cuidado com a preservação deles, escolher a água com o pH perfeito para a cerveja, e ter um fornecedor que seja de confiança têm um impacto enorme sobre o resultado da produção.

Foi com esse objetivo que nasceu a loja virtual de ingredientes da EZbrew. Sempre estamos em busca dos melhores ingredientes para os nossos clientes e amigos, com entrega rápida e preços acessíveis. Vale a pena conhecer!

Veja também: Conheça produtos, equipamentos e ingredientes na nossa loja virtual

Informação também melhora a sua cerveja

Conheça mais sobre o universo cervejeiro no  Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de cervejeiros e torne-se um EZbrewer. Venha fazer parte dessa família!

Saúde a todos nós!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *