Passo a passo para fazer uma degustação de cerveja como um profissional

Saudações, amigo cervejeiro!

A degustação da cerveja é uma arte e o conhecimento é o passo primordial para bebermos melhor e com mais responsabilidade.

Nós, apaixonados pela cerveja, queremos conhecer a história da bebida, entender as minúcias dos sabores e aromas, entender e valorizar a coloração da cerveja. Enfim, queremos saborear a nossa cerveja caseira em todos os seus aspectos.

Nesse sentido, conhecer o processo de degustação ajuda a conhecer melhor a bebida e vai trazer mais prazer na hora de saboreá-la.

Pensando nisso, o Blog da EZbrew preparou um passo a passo com seis dicas para você fazer uma degustação de cerveja como um profissional. Acompanhe, siga as dicas e faça a melhor degustação!

Veja também: Drinques de cerveja: receitas que você precisa conhecer

Passo 1 – Prepare o seu copo

Em concursos, análises e degustações profissionais, em geral o copo usado é a taça ISO, mas não se preocupe se você não tiver uma dessas. Você pode encontrar com mais facilidade em lojas copos como o pokal, a tulipa ou o ½ pint. É importante para degustar a cerveja como um profissional que o copo não tenha desenhos ou adesivos, assim fica mais fácil analisar aspectos da bebida como a viscosidade, coloração e a aparência geral.

Veja também: Como usar sementes nas suas receitas de cerveja

Passo 2 – Organize a degustação

A degustação de cerveja também exige organização. Separe em primeiro lugar os copos, deixando-os limpos e organizados. Coloque as cervejas para gelar e selecione os estilos que vão participar da degustação. Comece com as cervejas mais claras e mais fracas, indo em direção às mais escuras e fortes.

Veja também: Por que usar um fermentador feito em aço inoxidável da EZbrew?

Passo 3 – Fique de olho na temperatura

Sabe aquela ideia de “estupidamente gelada”? Esqueça isso quando for degustar cerveja como um profissional. Temperaturas muito baixas diminuem a sensibilidade das papilas gustativas e não ajudam em nada na hora da degustação. Na verdade, cada estilo cervejeiro tem a sua temperatura perfeita, mas você não vai errar se servir a bebida a uma temperatura entre 7º e 12ºC.

Veja também: Rótulo para cerveja: veja dicas de como criar o seu

Passo 4 – Copo meio cheio

Lembre-se: beber muito não é sinônimo de beber bem. Queremos beber com mais qualidade, saboreando cada aspecto da bebida. Logo, não é preciso “matar” toda a cerveja para fazer uma boa degustação. Nossa dica aqui é chamar amigos e familiares para realizar a degustação, assim cada um bebe um pouco e conhece melhor cada paladar e aroma de vários estilos cervejeiros.

Veja também: Dicas para melhorar a clarificação da sua cerveja

Passo 5 – Saboreie por completo

Neste passo a dica é curtir com todos os seus sentidos. Ao colocar a cerveja no copo, perceba a sua cremosidade, a espuma que ela forma e estude a coloração. Logo após, sinta o aroma e identifique os cheiros característicos de cada tipo de cerveja. Beba aos poucos, preenchendo a boca com a bebida e ativando as papilas gustativas. Tente sentir o sabor do malte, identificar o quão torrados foram os grãos, sentir o amargor e outras notas. Com o tempo e alguma prática você vai sentir cada vez mais diferenças entre uma cerveja e outra.

Veja também: Frutas e cerveja: dicas para fazer combinações perfeitas

Passo 6 – Limpe o paladar

Entre uma cerveja e outra, beba um pouco de água, enxaguando a boca para preparar o paladar antes da próxima. Faça todo o processo com calma e curta cada passo da degustação. Mantenha a sua atenção na degustação e no convívio com os amigos. Faça deste um momento de prazer para todos os que estiverem participando.

Veja também: Tudo sobre leveduras cervejeiras

Beber menos e beber melhor

Conhecer a fundo cada etapa do processo de produção da cerveja é também criar uma nova forma de se relacionar com a bebida, no qual os sabores, as colorações, os cheiros e diversos outros detalhes são o ponto que realmente interessa.

Conhecimento é a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

E aí, vamos começar já? Conheça os equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *