Dicas para sanitizar, secar e armazenar suas garrafas antes do envase

Saudações, amigo cervejeiro!

Sanitizar, secar e armazenar as garrafas antes do envase da cerveja artesanal é muito mais importante do que muita gente pensa. Não compreender bem esse procedimento de higienização, pode alterar o sabor da bebida ou até significar o descarte de toda uma produção por conta de contaminações.

Claro que ajustar os sais de sua água, fazer uma boa fermentação, escolher bem os ingredientes e ter o equipamento mais adequado é fundamental. Depois de todo esse carinho, não dá para perder o que foi produzido, né?

Não se preocupe, porque tomando os cuidados corretos, sua cerveja artesanal vai ficar protegida e você não vai correr riscos de perde-la. O Blog da EZbrew preparou essas dicas para que você, seus amigos e familiares não tenham surpresas desagradáveis ao abrir as garrafas. Se liga!

Veja também: Qual é a melhor panela para cerveja, a de aço inox 201 ou a de inox 304?

Sanitização da garrafa de cerveja artesanal

A preparação da garrafa que vai receber a sua cerveja artesanal começa com uma sanitização muito bem feita. Para isso, comece com a escolha das garrafas mais adequadas. Claro, há quem prefira fazer o armazenamento em barris ou growlers de vidro, aço ou cerâmica, entre outros materiais.

O fato é que a maioria dos cervejeiros prefere a praticidade das garrafas mais escuras de vidro, porque protegem bem a bebida da luz, não passam sabor para a cerveja (desde que estejam bem higienizadas) e têm um ótimo custo-benefício.

Se esse é o seu caso, comece separando todo o material necessário: escova, detergente (tem que ser detergente neutro), água limpa e filtrada e uma solução sanitizante a base de ácido peracético, iodo, cloro ou permanganato de potássio. Além é claro do famoso álcool 70%. O ácido peracético é o mais usado para esse fim e também pode ser usado para a sanitização dos fermentadores e utensílios usados para fazer a cerveja. É seguro e não precisa enxaguar após o uso. Leia atentamente as instruções do fabricante e use luvas e óculos de proteção.

Dica bacana! Uma parafusadeira elétrica, aliada a uma escova com haste adaptada, vai tornar todo o processo muito mais ágil e rápido!

Se sua garrafa estiver muito suja, coloque um terço de água morna misturada com uma gota de detergente doméstico dentro das garrafas, chacoalhe e deixe que elas descansem por uma ou duas horas.

O próximo passo é fazer a limpeza das garrafas com a escovação mecânica. Não se esqueça de que a escova precisa alcançar toda a superfície interna da garrafa para garantir a completa higienização, especialmente no fundo da garrafa. É justamente nessa hora que você vai notar como uma parafusadeira faz toda a diferença!

Neste dia você vai dar valor ao hábito de dar uma enxaguada nas garrafas com água logo após o consumo. Isto faz toda a diferença na hora de lavar antes do reuso.

Depois disso, encha as garrafas com uma solução diluída de sanitizante e vá passando esta solução de garrafas em garrafas com a ajuda de um funil de plástico. Veja nas orientações do seu fabricante o tempo mínimo de contato do sanitizante com a superfície que você quer desinfetar. Existe no mercado rinsadores e aquelas árvores para deixar as garrafas escorrendo. Deixe de molho também as tampinhas e todos os utensílios que você irá usar no envase, como mangueiras, tubos, potes…

Mais uma dica! Se o sanitizante que você escolheu precisa de enxágue, isso deve ser feito com água sem cloro, pois esse agente pode causar o clorofenol, um gosto hospitalar na cerveja que ninguém deseja.

O Filtro EZbrew F3Max elimina 100% do cloro livre da água. Quer saber mais? Clique aqui.

Secagem e armazenamento da garrafa de cerveja artesanal

É importante saber que nada (absolutamente nada!) deve entrar em contato com a superfície interna da garrafa entre o fim da sanitização e o envase da cerveja, sob o risco de contaminação cruzada na garrafa e, depois, da cerveja.

Aqui a dica é procurar na internet equipamentos específicos para a secagem das garrafas. Há escorredores empilháveis e em torre, como uma árvore, muito simples e eficientes, com custo bem acessível. Outro ponto positivo desses equipamentos é a segurança. Com eles o risco de um acidente em que se perca uma ou mais garrafas é bem reduzido.

Deixe as garrafas armazenadas nestes equipamentos em um local limpo, longe de qualquer animal domestico que você tenha em casa, até a hora do envase.

Uma última dica: lembre-se que as tampinhas das garrafas e tudo mais que for entrar em contato com a cerveja no momento do envase pode ser sanitizado também com álcool 70%, é mais rápido e eficiente.

Veja também: FASE QUENTE X FASE FRIA da produção de cerveja

Beber menos e beber melhor

Conhecer a fundo cada etapa do processo de produção da cerveja é também criar uma nova forma de se relacionar com a bebida, no qual os sabores, as colorações, os cheiros e diversos outros detalhes são o ponto que realmente interessa.

Conhecimento é a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

E aí, vamos começar já? Conheça os equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *