Qual é a melhor panela para cerveja, a de aço inox 201 ou a de inox 304?

Panela para fazer cerveja

Olá amigo cervejeiro!

Uma dúvida muito comum para quem está começando a sua própria produção de cerveja artesanal é sobre qual panela usar, a de inox 201 ou a de inox 304. Se você também tem essa pergunta na cabeça, calma que o Blog da EZbrew explica!

Em primeiro lugar, uma forma prática de saber se um aço inoxidável tem mais ferro do que outro é aproximar um imã à chapa.

Se ele grudar é sinal que tem uma concentração maior de aço carbono. Caso ele não grude, isso indica maior concentração de chromo e níquel (que tem propriedades inoxidáveis). O aço inox 201 é capaz de grudar um imã, coisa que não acontece em um aço inoxidável 304. Outra explicação: ao pesquisar sobre o assunto você vai encontrar os termos AISI 201 e AISI 304L por exemplo. AISI significa American Iron and Steel Institute, que é o sistema americano para a classificação dos aços.

Inox 201, vantagens e desvantagens

A diferença entre os dois tipos de aço inox é a sua composição química, e isso faz uma enorme diferença na durabilidade do material.

Outros elementos são importantes na construção deste material, em especial o níquel, responsável por tornar a liga mais ou menos resistente, e o aço carbono, material mais presente no aço inox 201 e que pode deixar as panelas amareladas após algum tempo de uso, prejudicando a estética do equipamento.

Toda essa mistura torna o inox 201 muito resistente a impactos e ao calor, a ponto de ser difícil de ser soldado. Isso prejudica a versatilidade do material: como é mais difícil de ser trabalhado, a panela tende a ser mais rústica e não pega um bom polimento. O aço 201 não é usado pelas industrias de alimentos e de bebidas porque ele não é muito resistente a corrosão. Quando lavado e sanitizado com produtos pesados como soda caustica e ácido peracético ele acaba se desgastando e diminuindo muito a vida útil dos equipamentos.

Inox 304L, vantagens e desvantagens

O aço inox 304 é um material mais caro e mais maleável, mais fácil de trabalhar e permite um acabamento polido espelhado, além de ter uma grande durabilidade. Além disso, o aço inoxidável AISI 304L usado nos produtos EZbrew é de grau alimentício, com baixo índice de manganês na composição da liga. Essa é uma grande preocupação, pois estudos indicam que concentrações maiores deste elemento podem ser prejudiciais ao sistema nervoso humano.Outra vantagem: este tipo de aço é mais resistente à corrosão, e isso é um fator decisivo para a escolha dele para os mais diversos usos na indústria alimentícia e, é claro, na produção de cerveja.

Qual é o melhor aço para panelas cervejeiras?

O aço inoxidável não reage quando em contato com os alimentos ou com qualquer insumo usado quando fazemos a nossa cerveja caseira. Além disso é muito fácil de limpar. Afinal, diferente do alumínio, ele não vai se oxidar.

Existem boas panelas para o cervejeiro, principalmente o iniciante, que são feitas com o inox 201. Como por exemplo os equipamentos da série C, o EZbrew C70-201, EZbrew C100-201 e o EZbrew BIAB50-201 . E como você vai lava-los com detergente comum de lavar louças após suas brassagens, você vai ter equipamento para a vida toda.

Note que, apesar de a panela ser feita em aço inox 201, alguns componentes destes equipamentos, como o tubo de descida do líquido e o fundo falso precisam de um material com maior versatilidade, neste caso usamos o inox 304L.

Cervejeiros com mais rodagem acabam investindo um pouco mais e adquirindo panelas em aço 304, como as da série K da EZbrew (conheça a EZbrew K45, a EZbrew K60 e a EZbrew K135) ou ainda as single vessels como a EZbrew BIAB30plus.

Conclusão: respeite o seu momento!

Está começando a sua produção? Então este pode ser o momento de fazer um investimento um pouco mais modesto e guardar um “fôlego” em sua carteira para investir em insumos e conhecer melhor cada sabor e todos os passos do processo de fabricação da cerveja. Neste caso, aposte em equipamentos em aço 201.

Agora, se você já conhece melhor todo o processo, quer ter equipamentos melhores e que se mantenham bonitos por mais tempo, está na hora de dar um upgrade e investir em qualidade. Neste caso, vá de inox 304L.
E o mais importante, divirta-se na fabricação e na degustação da sua cerveja artesanal.

Um brinde ao seu equipamento, seja ele qual for!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *