Saudações, amigo cervejeiro!
Fazer cerveja em casa, hoje, é algo totalmente possível e há muita informação de qualidade que pode te ajudar nesse processo. Além da satisfação de criar a sua própria bebida, produzir cerveja artesanal é uma arte – que está mais acessível do que nunca.
Mas, como tudo na vida, há um custo para bancar esse prazer. Equipamentos, insumos e o seu precioso tempo… tudo isso entra na conta da produção de uma cerveja caseira. Por isso, esse artigo é para você, que ainda tem aquela pulga atrás da orelha soprando a dúvida: vale a pena mesmo fazer cerveja em casa?
Veja também: Solução completa EZbrew: tudo o que você precisa para começar agora está aqui!
Para beber, não para vender
Se você está começando a produzir a própria cerveja e está pensando no lucro que pode ter com isso, vá com calma! A bebida caseira deve ser destinada apenas ao consumo próprio e não pode ser vendida.
Quem tem intenção de se aperfeiçoar e seguir na área de maneira comercial precisa se profissionalizar. A trilha a seguir é mais complexa e existem muitas regras e leis que precisam ser seguidas para esse fim.
Veja também: Fazer cerveja em casa é difícil?
Para começar as contas
Podemos dizer que a produzir cerveja caseira é um hobby. Sim, é algo a que você se dedica pelo prazer de aprender algo diferente, descobrir novos processos, dedicar seu tempo livre.
Mas, como todo hobby, tem seus custos. Considere que o investimento inicial é mais alto, afinal, é preciso adquirir os utensílios e equipamentos básicos para o início da produção. Estamos falando de panelas, equipamentos de medição, garrafas (ou barris), entre outras coisas.
Também é preciso lembrar dos ingredientes, que devem ser de qualidade e com procedência garantida. Dependendo da receita, você vai gastar um pouco mais ou um pouco menos. O que é garantido: esse é um custo que vai se repetir a cada nova produção.
Outras despesas, que nem sempre dá para colocar na ponta do lápis de forma direta, são o gás utilizado, o seu tempo gasto na produção e a energia elétrica (seja para aquecimento de panelas, seja para iluminação de ambiente).
Veja também: 5 motivos para você produzir a sua própria cerveja em 2020
Quanto vale o show?
Dessa maneira, o custo médio para produzir um litro de cerveja artesanal costuma variar entre R$ 7 e R$10 (podendo ser até mais). É caro? É barato?
Tudo vai depender do seu ponto de vista. Há quem ache que esse seja um custo alto para tão pouco. A seu favor, há a vantagem de se tratar de uma bebida única, com história e originalidade. A cerveja que você fez!
Veja também: Solução completa EZbrew: tudo o que que você precisa para começar agora está aqui
Vale ou não vale?
Decidir se produzir cerveja artesanal vale a pena ou não é uma tarefa fácil. Isso porque, não estão envolvidos apenas os valores investidos, mas, toda uma experiência! Poder começar do zero, colocar seu toque pessoal em sabores e texturas, presentear amigos e familiares… como colocar preço nisso? Difícil, não?
Nada melhor do que mergulhar nesse universo e descobrir por você mesmo se todo o esforço (e a bagunça, não se iluda!) vão valer a pena no final.
O melhor jeito de tirar uma dúvida, é se aprofundar no assunto. Então, tenha sua experiência, levante os pontos positivos e negativos e descubra como isso funciona para você. A gente te ajuda por aqui, com muito conteúdo sobre o tema no blog – até com cursos online da Universidade EZbrew. Conta pra gente depois qual foi a sua conclusão, combinado?
Um brinde à sua produção artesanal que vai valer a pena!