Rótulo para cerveja: veja dicas de como criar o seu

Saudações, amigo cervejeiro!

Que a melhor cerveja que existe é a que você faz, a gente já sabe… agora, você já pensou em como deixar a sua bebida preferida com mais personalidade ainda? Dar aquele toque pessoal na sua produção e colocar sua assinatura final em cada garrafa?

Se não pensou, a gente vai te ajudar! Vem acompanhar nossas dicas de como criar o rótulo para sua cerveja e deixar sua marca registrada – no paladar e na memória de todo mundo.

Veja também: O que você precisa para se tornar um cervejeiro em 2021

Uma ideia na cabeça…

Vamos começar pelo que parece mais simples. Só parece. Estamos falando sobre o nome que você vai dar à sua cerveja! Não que seja obrigatório você ter um nome para a sua produção, mas é sempre uma oportunidade legal de batizar seu trabalho.

Nessa hora, a criatividade pode correr solta: nomes de pessoas, lugares, em outras línguas, com significados importantes, homenagem a algo ou alguém… Ter uma história por trás do nome escolhido é garantia de um bom papo (regado a cerveja, claro!).

Veja também: Dicas para melhorar a clarificação da sua cerveja

Como fazer

Não precisa se desesperar se você não tem muitas habilidades artísticas – afinal, fazer cerveja já está de bom tamanho, não é? Para te ajudar a compor a arte do seu rótulo, conte com ferramentas disponíveis na internet e que podem, inclusive, trazer mais ideias para sua criação.

Alguns editores, como Canva,  Labeley e Beer Labelizer são plataformas gratuitas e que permitem a criação de rótulos a partir do zero, com artes que você já tenha ou mesmo com modelos prontos que podem ser customizados.

Veja também: Vale a pena pausterizar a sua cerveja?

Informações importantes

Bem, nem só de arte e criatividade vive um rótulo, amigo. Já que você vai colocar a mão na massa para fechar com tampinha de ouro a sua produção de cerveja artesanal, saiba quais são as outras informações que podem constar do seu rótulo:

Estilo

– Data de Fabricação

– ABV (teor alcóolico)

– IBU (escala de amargor)

Ingredientes

– Sua assinatura (claro!)

E sim, você também pode colocar uma frase, um texto, um trecho de música, enfim, algo que represente a personalidade da sua cerveja. Vai ficar incrível!

Veja também: Universidade EZbrew: conheça os cursos de nível avançado

E quanto vale o show?

No fim das contas, você vai gastar mais tempo do que dinheiro. Dedique-se a pesquisar, olhar referências para se inspirar, buscar imagens e tudo o que você quiser que companha sua marca.

Depois, coloque tudo no papel – ou melhor, no computador – e aproveite os editores gratuitos dos quais falamos anteriormente.

No final, quando estiver com o material pronto, avalie se quer imprimir em casa ou mandar para uma gráfica rápida (dessas que fazem cópias, impressões, etc.). É basicamente o custo que você vai ter, amigo!

Veja também: Dicas para melhorar a clarificação da sua cerveja

 

O papel do papel

Depois de imprimir seus rótulos, chegou a hora de aplicar nas garrafas. Lembre-se de que você vai colocar líquido nelas e levar os recipientes para a geladeira. Via de regra, o papel sulfite comum consegue segurar bem como rótulo.

Mas, se você quiser incrementar sua apresentação, existem papéis que podem deixar seu rótulo mais charmoso. O papel couchê, que tem versões com brilho ou foscas, é uma boa opção e resiste bem à umidade.

Veja também: Fermentador de inox EZbrew: um equipamento versátil

 

Vai que cola

Depois de imprimir seus rótulos, chegou a hora de aplicar nas garrafas. E se você já está com o tubo de cola não mão, é bom ir guardando o produto de volta na gaveta.

A melhor maneira para fixar seu rótulo na superfície de vidro é o leite. Siiiiim! Foi isso mesmo que você leu! No lugar da cola, você vai pincelar leite no verso dos seus rótulos e aplicá-los nas garrafas – que já devem estar cheias, limpas e bem secas.

Espere o leite secar e verá a mágica acontecer: seu rótulo estará coladinho na garrafa e não vai grudar na hora em que a cerveja acabar e for lavar os vasilhames.

Amigo cervejeiro, viu como você mesmo pode criar o rótulo da sua cerveja artesanal? O melhor: gastando pouco e colocando muito coração – e muita inspiração – nessa tarefa que fecha um ciclo de trabalho duro. Esperamos que as dicas te ajudem a deixar sua marca na sua bebida especial. Por falar em dica… você já deu uma espiada na nossa lojinha? Então, corre lá e para descobrir um mundo de coisas legais, que vão deixar sua produção (e sua degustação) ainda mais especiais.

Um brinde à apresentação perfeita da sua cerveja!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *