O que você precisa para se tornar um cervejeiro em 2021!

Saudações, amigo cervejeiro!

 

Que 2020 não foi fácil, a gente nem precisa te contar, né? Mas, como dizem os sábios (de boteco, inclusive!) são as dificuldades que geram as oportunidades. Então, que tal aproveitar a chegada de um novo ano para tirar de vez aquele plano antigo da gaveta e começar a produzir a sua própria cerveja?

Vem saber tudo o que você precisa para se tornar em cervejeiro em 2021 e já começar o ano com o pé direito!

 

Primeiro passo: invista em um curso!

Por mais que você já tenha lido sobre o assunto e que tenha encontrado uma infinidade de sites e blogs que ensinem a produzir sua cerveja artesanal, nada substitui os ensinamentos valiosos de quem entende do assunto.

Ao fazer um curso, além de receber informações exclusivas de quem já atua há mais tempo na área, você reduz muito as chances de ter problemas nas suas primeiras produções. Isso porque, geralmente, os professores oferecem canais para que você tire suas dúvidas e a troca de informações com outros participantes também é bastante rica.

Nos cursos da EZbrew, por exemplo, além do canal aberto com o aluno, são enviadas apostilas com todo o conteúdo do curso – que é 100% online, para que você possa assistir às aulas quando e como puder.

 

Veja também: Fazer cerveja em casa é para você? 5 motivos para começar a produzir agora mesmo

Segundo passo: aposte no planejamento!

Se você já leu bastante sobre o assunto e acompanha o nosso blog, sabe que a produção artesanal de cerveja não é um bicho-de-sete-cabeças. Mas, o trabalho exige disciplina, cuidado e planejamento.

Esse, inclusive, vem primeiro na fila: é muito importante planejar todas as etapas da produção e se preparar para cada uma delas. Começando pelos equipamentos, que devem ser encarados como investimento.

Tenha sempre em mente que todo o material que você adquirir agora deverá ter qualidade suficiente para acompanhar sua trajetória em muitas e muitas receitas ao longo do ano. Por isso, coloque sempre na balança do orçamento as variáveis preço e durabilidade. E nunca se esqueça da força de outro ensinamento popular: o barato pode sair caro.

Veja também: Solução completa EZbrew: tudo o que você precisa para começar agora está aqui

 

Terceiro passo: monte sua estratégia!

As motivações para produzir a própria cerveja artesanal podem ser as mais variadas possíveis. Desde encontrar um novo hobby até ter mais qualidade de consumo. Também pode ser aquele momento de reunir os amigos ou, ainda, uma maneira de juntar toda a família e se divertirem.

E, seja qual for o seu objetivo, o importante é ter sempre a sua estratégia de produção em mente. E isso significa saber que o dia de fazer a sua cerveja é muito importante e é preciso ter tudo em mãos: ingredientes separados, equipamentos devidamente sanitizados, atenção a todos os processos, e por aí vai.

Leve em consideração que a cerveja vai levar um tempo para ficar pronta, por isso, e vai exigir um acompanhamento diário – para checar alguns status do seu líquido precioso, enquanto ele matura. Então, programe-se para dedicar alguns momentos do seu dia para conferir temperatura e a quantas anda a sua produção.

 

Veja também: Veja também: Universidade EZbrew: amigo cervejeiro caseiro, que tal saber tudo sobre cerveja caseira?

 

Quarto passo: encontre a sua receita!

Os ingredientes básicos para produzir sua cerveja artesanal são água, lúpulo, malte e levedura. Embora seja uma lista pequena, é preciso ficar muito atento a ela. Isso porque, todos os ingredientes, sem exceção, precisam de muito cuidado em sua escolha.

A água, por exemplo, não pode ser simplesmente aquela da sua torneira ou do seu filtro. Ou, até pode, mas, você tem que saber o quanto isso vai impactar no resultado final do seu produto.

Lúpulo, malte e leveduras também pedem uma atenção especial: procure sempre em lojas especializadas e que tenham uma boa reputação entre os clientes. A qualidade desses ingredientes irá fazer toda a diferença ao final do processo.

Não é preciso elaborar sua primeira receita assim de cara: busque em sites especializados (aqui temos algumas ideias para você) ou nos próprios cursos que fizer. Assim, você reduz as chances de ter problemas com suas primeiras produções. Com o tempo e com mais confiança, você mesmo vai conseguir fazer suas receitas originais – inclusive incluindo outros ingredientes e criar novos sabores.

 

Veja também: Tipos de malte na produção de cerveja

Então, agora não tem mais desculpa… 2021 será o ano da SUA cerveja! O melhor é que você pode contar com a EZbrew em todas as etapas dessa sua jornada, ou seja, desde os conhecimentos que compartilhamos nos cursos da Universidade EZbrew , passando pelos equipamentos e ingredientes, até as informações exclusivas e mega interessantes que sempre postamos aqui no blog. Conte sempre com a gente!

 

Um brinde ao novo ano!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *