Como utilizar barris para armazenar a cerveja feita em casa

Saudações, amigo cervejeiro!

O post de hoje é para falar sobre uma técnica milenar: o armazenamento de cerveja caseira em barril de madeira. Se para você essa é uma ideia estranha, pense melhor. Esse tipo de armazenamento tem lá suas vantagens.

Nós do Blog da EZbrew somos fanáticos pela história da cerveja e vamos explicar as diferenças entre o barrel aged e o wood aged, como o tempo influencia na maturação da cerveja, e o que muda na prática para a sua produção com o uso dos barris.

Pronto para mais uma troca de ideias sobre a nossa bebida preferida? Então deixe o seu comentário e vem com a gente saber mais sobreo universo cervejeiro!

Veja também: Cerveja na garrafa pet: vale a pena usar este recipiente?

Por que usar barril no armazenamento da cerveja

Claro que é muito mais prático hoje em dia armazenar a cerveja em garrafas pet ou de vidro, já que esses materiais estão amplamente disponíveis no mercado. Em especial, as garrafas pets trazem segurança e economia para a sua produção. Nós, aqui na EZbrew, temos oportunidades excelentes em garrafas pet para o envase da sua produção de cerveja:

Cada um desses kits facilita bastante a vida do metre-cervejeiro caseiro. Mas nem por isso você deve descartar a possibilidade do uso de barris de madeira.

O fato é que o contato da bebida com o barril traz para a cerveja características vem agradáveis da madeira. Estamos falando de uma complexidade de sabores e aromas que não são encontradas em outros tipos de material.

Um exemplo disso é o descanso da cerveja em barril de carvalho. O carvalho francês, por exemplo, confere à cerveja tons de canela ou chocolate. Já o carvalho americano remete a sabores como os da baunilha ou do coco.

Há ainda barris de bálsamo (que traz aromas de amêndoas e canela), castanheira (frutas secas) e Cerejeira (baunilha), entre outros. A escolha do material do barril certamente tem tudo para elevar a complexidade da cerveja que você produz em casa.

Veja também: Dicas para sanitizar, secar e armazenar suas garrafas antes do envase

Dê um tempo para a sua cerveja

Não é do dia para a noite que você vai encontrar os resultados esperados na maturação da cerveja em barril de madeira. O melhor é dar um tempo para o descanso e a troca de características entre a bebida e a madeira.

Nesse sentido, é claro, mais tempo de descanso significa uma maior troca de aromas e sabores. Produtores de cerveja mundo afora estimam entre 4 meses a 3 anos o período padrão para que o resultado seja significativo.

O “gap” de tempo entre 4 meses e 3 anos é enorme, mas você tem que se lembrar que existem centenas de tipos de cerveja e cada uma reage de forma diferente ao envelhecimento. Além disso, o tempo de uso do barril pode afetar na busca do resultado.

Esse tempo também é fundamental para a ação de micro-organismos como bactérias e leveduras que estão presentes na flora da madeira. Elsa podem trazer efeitos bem agradáveis para a cerveja.

Um deles é a micro-oxidação, ou micro-oxigenação. Isso significa que quando o líquido começa a evaporar, algumas moléculas de oxigênio entram na mistura. Essa entrada controlada de oxigênio em conjunto com a ação de lactobacilos, pediococcus, acetobactérias e leveduras mais selvagens.

Cerveja no barril

Esteja preparado para surpresas ao usar o barril na maturação da cerveja. Cada barril, cada produção, podem trazer resultados diferentes em função da ação dessas bactérias e leveduras. Se em algum momento a surpresa não for agradável, não desista! Insistir e descobrir novos sabores vale a pena.

A verdade é que na maioria das vezes o envelhecimento em madeira pode até corrigir alguns problemas, como o uso de um lúpulo mais velho.

Existe uma categoria de cerveja chamada de Wild (selvagem), que tem como característica a refermentação, ou a própria fermentação, feita na barrica de madeira.

Em geral, cervejas com maior teor alcoólico, como a Imperial Stout, a Doppelbock e a Old Strong Ale, são as mais indicadas para a maturação em barris de madeira.

Seja qual for a escolha da cerveja e do barril, um aviso! Tenha cuidado com a oxigenação. O contato prolongado com o ar pode trazer a oxidação, que causa sabores e odores indesejados para a sua produção cervejeira.

Veja também: Tudo o que você precisa saber para evitar a oxidação da cerveja

A melhor produção possível

Chegar à melhor produção, se surpreender com resultados, causar espanto em relação a aromas e sabores só é possível com prática e conhecimento.

Nós da EZbrew queremos compartilhar com você uma cultura de degustação saudável e de alta qualidade, sempre respeitando os limites. Beber dessa forma é criar laços que vão muito além da simples satisfação pessoal.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.