Oxidação da cerveja: tudo que você precisa saber para evitar que isso aconteça

A oxidação da cerveja feita em casa pode virar uma grande dor de cabeça. Quando começamos uma produção esperamos aquele ótimo resultado, então se acontece a oxidação da cerveja é uma grande decepção. Então, como evitar a oxidação da cerveja feita em casa?

A boa notícia é que existem medidas que você pode tomar para evitar a oxidação da cerveja e elas estão diretamente ligadas aos detalhes da produção.

Nós da EZbrew estamos ao seu lado na busca pela cerveja perfeita e trazemos nesse artigo tudo o que você precisa saber para evitar a oxidação. Confira!

Veja também: Controle de pH: como ele interfere na qualidade da sua cerveja e como fazer.

 

 

Por que a cerveja sofre oxidação?

A oxidação é a reação do oxigênio com outros elementos químicos.

O resultado é a criação de novos compostos que podem ter gosto ou cheiro desagradáveis, os chamados off-flavor.

A oxidação pode ainda alterar o paladar ou o cheiro de outros compostos, que anteriormente eram aqueles que o cervejeiro buscava.

Veja também: Dicas para sanitizar, secar e armazenar suas garrafas antes do envase.

Como evitar a oxidação da cerveja?

A oxidação pode acontecer nas mais diversas etapas da produção da cerveja e a solução ter total atenção aos detalhes.

Veja algumas dicas práticas:

 

Cuidados com insumos para evitar oxidação

Os insumos podem sofrer um processo de oxidação. Um cuidado importante é evitar maltes que estão armazenados há muito tempo.

Busque também sempre usar lúpulo fresco. Na loja EZbrew a gente toma um cuidado especial no envio do lúpulo, por exemplo, para que você tenha excelentes resultados.

Ao guardar os insumos, tente tirar todo o ar do pacote, evitando que o oxigênio faça a reação com o malte ou o lúpulo.

 

Fase Quente: cuidados importantes para não haver oxidação

A fase quente também requer alguns cuidados para que você não tenha os resultados indesejados da oxidação.

Para começar, é importante não exagerar ao mexer o mosto. A circulação tem que ser feita com cuidado para evitar a oxigenação.

Da mesma forma, procure não agitar muito o mosto ao transferi-lo da panela de mostura para a de fervura. Mas, claro, se você usa um equipamento Double-Vessel EZbrew não terá que se preocupar com isso.

 

Fase fria: o que fazer para evitar a oxidação da cerveja

Na frase fria é muito importante cuidar da vedação do fermentador e do tanque de maturação. O ar em contato com o líquido nessas duas etapas pode causar a oxidação.

 

Cuidados no envase

Durante o envase é natural que a cerveja tenha um contato maior com o ar e por isso essa etapa é crítica em termos de cuidados para evitar a oxidação.

Por isso, o uso de seringas para fazer o prime é um artifício bastante usado para evitar o problema.

E mais, procure manter as garrafas com o mínimo de ar possível. O ideal é que o espaço entre o líquido e a boca da garrafa seja de aproximadamente quatro centímetros.

Quando for armazenar as garrafas, deixe-as na vertical, minimizando o contato da cerveja com o ar que ficou na garrafa.

Ao fazer o Primming direto na garrafa ou barril, a atividade das leveduras na refermentação elimina o oxigênio e reduz o risco de oxidação. Nesse caso você ainda terá a vantagem de aumentar a durabilidade da bebida.

Veja também: Cerveja na garrafa pet: vale a pena usar este recipiente?

 

Você pode fazer uma cerveja da mais alta qualidade

Como você viu, os segredos para ter uma cerveja de qualidade, sem os problemas da oxidação, são simples, especialmente se você tiver o equipamento certo.

Todos os equipamentos EZbrew são projetados pensando nisso: reduzir o risco de problemas na sua produção e aumentando o nível de controle que você terá no processo.

Quer saber mais?

Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *