Cerveja na garrafa pet: vale a pena usar este recipiente?

Saudações, amigo cervejeiro!

Pense bem e puxe pela memória… Você já percebeu que é muito difícil, pelo menos aqui no Brasil, encontrar cerveja em garrafa pet? A garrafa de vidro é amplamente utilizada para armazenar a cerveja comercial, já a garrafa de plástico vem ganhando cada vez mais seguidores no mercado artesanal.

Nós do Blog da EZbrew vamos mostrar porque o plástico pode ser uma excelente escolha para armazenar a sua cerveja, além de falar também sobre as ocasiões em que as garrafas de vidro são mais indicadas. Fique atento e venha com a gente!

Veja também: Dicas para sanitizar, secar e armazenar suas garrafas antes do envase

Vantagens da garrafa de cerveja de vidro

A estrutura do vidro torna esse material praticamente impermeável por oxigênio e dióxido de carbono.  Em outras palavras, qualquer que seja o líquido que esteja em uma garrafa de vidro, ele vai estar muito bem protegido do ar.

A oxidação na cerveja, causada pelo contato prolongado do produto com o ar, pode causar uma grande dor de cabeça para o cervejeiro, uma vez que ela cria novos compostos e pode trazer gosto ou cheiro desagradáveis para a bebida.

Inclusive temos aqui no Blog da EzBrew um artigo com tudo o que você precisa saber para evitar a oxidação da cerveja.

No entanto, nem tudo é vantagem quando falamos de garrafa de cerveja de vidro. Há muitas situações em que a garrafa pet para cerveja é ainda mais vantajosa. Acompanhe.

Veja também: Top 5 maiores falhas na produção de cerveja artesanal

Vantagens das cervejas em garrafas pet

É comum a venda de cerveja em grandes eventos pelo mundo inteiro e na Europa, é claro, isso é uma regra. Países que consomem muita cerveja como a Inglaterra, a Alemanha e a Bélgica costumam a oferecer a bebida em garrafas de plástico nesse tipo de evento.

O motivo está mais ligado à segurança do que à qualidade da bebida. Você sabe como é, quando há grandes aglomerações e venda de bebida alcoólica, é sempre bom pensar nas pessoas que exageram e não sabem se controlar.

Mesmo em casa e com o consumo moderado (que é como gostamos de beber a nossa cerveja), acidentes podem acontecer. Quando usamos garrafas de plástico as consequências são bem menores.

Ah! E tem ainda a questão do preço do material. O plástico é um material bem mais barato, leve, reutilizável, fácil de transportar e não quebra. Então, por que não apostar em garrafas de plástico para armazenar a cerveja? Ela é perfeita para as produções rápidas do dia a dia.

Veja também: Dicas para inscrever as suas cervejas em concursos

Conheça os growlers EZbrew

As garrafas de plástico para cerveja são conhecidas como growlers e são bastante conhecidas, em especial no Reino Unido. É bem comum ver um ou outro consumidor saindo de um pub com uma delas, para consumir a cerveja em casa.

Aqui no Brasil, o growler já é uma tendência, em especial para pequenas produções e cervejarias artesanais que vendem cerveja para ser consumido em um espaço de tempo menor.

Veja boas opções de growlers EZbrew que você pode comprar agora mesmo:

Veja também: 12 unidades tampinha plástica para growler / garrafa pet – 28mm

Beber menos e beber melhor

Para finalizar, a conclusão: há um empate entre as vantagens que as garrafas de vidro e a de plástico para cerveja. O recipiente de vidro é mais indicado para produções que vão ficar armazenadas por muito tempo, enquanto a garrafa de plástico é bem versátil e segura, sendo a melhor opção para o dia a dia.

Conhecimento é também a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *