Dicas para inscrever as suas cervejas em concursos

Saudações, amigo cervejeiro!

Inscrever as cervejas em concursos pode ser muito mais bacana do que você imagina. Essa é uma oportunidade de, além de colocar o seu produto à prova, trocar ideias com outros cervejeiros, fazer amigos e conhecer novas ideias para as suas próximas produções.

No entanto, há muita gente que não sabe como começar. Onde encontrar os concursos, como participar e quais são as regras para isso?

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Nós do Blog da EZbrew estamos ao seu lado na busca pela cerveja perfeita e para que a experiência cervejeira, inclusive fazendo parte de concursos, seja a melhor possível. Venha com a gente e veja as principais dicas para inscrever as suas cervejas em concursos!

Veja também: O que faz um sommelier de cerveja?

Conheça o guia de estilos BJCP

Primeiramente, é importante saber como funcionam os concursos. Grande parte deles é sancionada pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), um programa internacional que forma, qualifica e certifica juízes de competições deste tipo.

Claro, existem concursos que não seguem esse guia internacional de estilos, mas caso você queira participar de um que tem essas orientações, sua cerveja será avaliada às cegas. Cada jurado preencherá uma fica de avaliação com a identificação de possíveis defeitos no produto e sugestões de melhoria.

Na ficha também deve constar a fundamentação da avaliação e a nota final para a cerveja. Ao fim da competição, a cerveja pode receber um certificado indicando a medalha recebida no concurso. Se você quiser conhecer melhor o BJCP, basta clicar aqui.

Veja também: Conheça as escolas de cerveja da Europa (Belga, Alemã e Inglesa)

Dicas as suas cervejas em concursos

Conheça a sua cerveja – Não faltam estilos de cerveja no mercado comercial ou artesanal, e conhecer qual é aquele em que a sua cerveja se encaixa é fundamental para participar de concursos. Os jurados avaliam o produto a partir de critérios técnicos dentro de um determinado estilo. Caso ela não se encaixe bem nele, certamente a sua nota será um tanto decepcionante. Conheça bem estilo da sua cerveja para buscar as melhores avaliações.

Conheça o regulamento – Cada concurso tem o seu próprio regulamento e conhecer bem as regras do jogo ajuda bastante na avaliação final. Perder pontos por um detalhe burocrático é bem frustrante, né? Leia bem o regulamento e evite perder pontos de bobeira!

Descrição sensorial da cerveja caseira – Você deve descrever tudo sobre o seu produto. Qual é o aroma, o sabor do malte e do lúpulo, a sensação do paladar, sabores adicionais e até a aparência e a textura da cerveja. Com base na descrição, os jurados vão procurar cada uma dessas características. Não tente enganar os avaliadores, eles são bem treinados e se a sua descrição não estiver em consonância com a cerveja, eles certamente perceberão.

Empacotamento da cerveja para o concurso- Pode parecer até besteira, mas não é! O empacotamento correto do produto evita que garrafas sejam quebradas no transporte e isso pode ser desastroso na avaliação final. Medidas simples como uma caixa reforçada, usar plástico bolha ao redor de cada garrafa e lacrar bem a caixa com fita adesiva podem fazer grande diferença para que a sua cerveja se dê bem no concurso.

Veja também: Passo a passo para fazer uma degustação de cerveja como um profissional

Beber menos e beber melhor

Conhecimento é também a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *