Cervejas maltadas: dicas para produzir

cervejas maltadas

Se você já colocou a suas produções à prova para amigos e familiares, certamente conhece aquele friozinho na barriga. Será que o pessoal vai curtir? Será que ficou como eu planejei? Se você quer impressionar, as cervejas maltadas podem ser ótimas opções.

A maioria das pessoas está acostumada com um determinado padrão mais aproximado das Pilsens ou das IPAs, mas o universo cervejeiro vai muito além. No entanto, é possível encontrar nuances de sabor bem diferentes e a doçura do malte é uma possibilidade que faz bastante sucesso.

Se você ainda não provou, saiba que não faltam opções de cervejas com dulçor avantajado. Confira essas dicas para acertar na produção de cervejas maltadas e faça muito sucesso.

Veja também: Vale a pena pasteurizar a sua cerveja?

Cerveja Maltada: escolha os ingredientes certos

Aulinha de biologia básica que o cervejeiro experiente já conhece: as leveduras se “alimentam” de açúcares presentes no malte e essa “comilança” tem como resultado gás carbônico e o álcool etílico, além de outros compostos.

Então se eu deixar um residual de açúcares NÃO fermentáveis no mosto, a percepção de dulçor no final da sua cerveja será maior. Existe várias técnicas para isso, veja algumas:

Percentual e tipos de maltes

Usar um percentual de até 10% de maltes caramelos ou melanoidinas;

 

Temperatura da mostura

Fazer a mostura em temperatura mais alta, como 72 graus, onde a enzima Alpha Amilase vai quebrar o amido em cadeias de açúcares maiores;

Adjuntos

Usar adjuntos como mel, lactose ou candy sugar caramelo ou bem escuro;

Leveduras certas

Usar leveduras com grau de atenuação baixa, como algumas cepas Belgas e Inglesas;

A água: sempre fundamental

Corrigir a água cervejeira com sais como Cloreto de Cálcio e o próprio sal de cozinha para aumentar a percepção de dulçor.

 

Você é quem manda no dulçor

Você pode usar uma ou um conjunto de técnicas associadas para produzir suas cervejas maltadas.

As cervejas com final muito doce são normalmente enjoativas, o que diminui bastante sua drinkability. Uma forma de harmonizar o dulçor do malte é com o amargor do lúpulo, como nas cervejas inglesas. Ou com ésteres produzidos por algumas leveduras belgas, que trazem notas de casca de laranja amarga, pimenta, especiarias como cravo, abacaxi entre tantos outros.

Lembre-se que você está no comando e pode fazer os ajustes que preferir até chegar ao resultado desejado.

 

Veja também: Controle de pH: como ele interfere na qualidade da sua cerveja e como fazer

 

Vamos trocar ideias?

E você? Tem as suas próprias dicas para surpreender com aromas e sabores das cervejas maltadas?

Nós da EZbrew gostamos tanto de conversar com os cervejeiros quanto de provar as produções das mais variadas.

Quer saber mais?

Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *