O que faz um sommelier de cerveja?

Saudações, amigo cervejeiro!

Já pensou poder provar cervejas todos os dias e ainda ser pago para isso? O sommelier de cervejas tem essa missão diariamente e recebe bem para isso. Esse é sem dúvida um emprego dos sonhos para muita gente, mas para conseguir uma vaga dessas não é suficiente apenas gostar da bebida. De fato, é necessário ter muita técnica.

Quem ocupa essa posição certamente já estudou bastante, tem olfato e paladar apurados, conhece as características das cervejas e com quais pratos elas harmonizam melhor, além de outras técnicas.

O Blog da EZbrew explica neste artigo como chegar a esse nível de conhecimento e mostra mais curiosidades sobre o sommelier de cerveja. Encha seu copo e venha com a gente!

Veja também: Passo a passo para fazer uma degustação de cerveja como um profissional

Trabalho do sommelier de cerveja

A melhor refeição não é apenas aquela                 que “mata a fome”. Um restaurante de excelência quer que o seu cliente tenha uma experiência diferenciada ao consumir um determinado prato. Por isso a decoração do local deve ser caprichada, pratos e talheres devem ser lindos e o atendimento perfeito.

Esse atendimento deve contar com um trabalho de aconselhamento sobre a bebida que harmoniza melhor com o prato solicitado pelo cliente. Há quem prefira um bom vinho, mas o número de pessoas que prefere uma cerveja perfeita para acompanhar a refeição é cada vez maior.

É aí que entra o sommelier de cerveja. Esse profissional está capacitado para não só oferecer a melhor cerveja para cada cliente, ele também oferece uma melhoria na experiência, tornando o que seria mais uma refeição em um verdadeiro festival de sensações.

Assim, o sommelier de cerveja funciona como uma consultoria que faz o link entre a experiência gastronômica e a bebida que a acompanha. Para isso é preciso conhecer o sabor, o aroma e o corpo dos mais variados rótulos de cerveja, além de conhecer as características das principais escolas cervejeiras.

Esse profissional deve ter a capacidade para fazer a melhor análise técnica e sugerir a melhor cerveja perfeita para cada experiência, mas a sua atuação vai muito além.

O sommelier de cerveja é fundamental para a promoção de eventos de degustação e harmonização, na escolha de produtos em importadoras, no desenvolvimento de novos produtos nas cervejarias, no controle de qualidade de produções, e muito mais

Veja também: Principais diferenças entre cervejas artesanais x cervejas mainstream?

Como ser um sommelier de cerveja

Para ser reconhecido profissionalmente como sommelier de cerveja não basta a paixão pela bebida, é preciso também um curso de formação reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Aqui no Brasil os cursos mais conhecidos são do Instituto da Cerveja Brasil, da Academia Barbante de Cerveja, do Science of Beer, da Associação Brasileira de Sommeliers e da Doemens Academy, ministrado na Escola Superior de Cerveja. Claro, se você tiver condições também pode fazer um curso no exterior.

O conhecimento reunido permite ao sommelier de cerveja atuar em bares, restaurantes e hotéis, na indústria cervejeira e em distribuidoras e importadoras da bebida, levando a paixão pela bebida a um nível profissional.

Veja também: Dicas para encontrar o seu estilo de cerveja preferido

Conhecer novas cervejas

Conhecimento é também a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *