A cerveja IPA e suas variações

Saudações, amigo cervejeiro!

Você já deve até conhecer as principais características de uma boa cerveja IPA. Ela tem um sabor forte e marcante, aroma bem característico, bem lupulada, uma delícia. Mas e quanto às suas variações? Quais são as diferenças entre elas?

Bom, antes de mais nada, um pouco de história. A cerveja IPA nasceu da necessidade de que a bebida produzida na Inglaterra chegasse até a Índia em boas condições no fim do século XVIII.

Para isso, o cervejeiro George Hogdson deu uma carregada no lúpulo (que tem ação bacteriostáticas) em uma receita de Pale Ale, o que evitava a contaminação da bebida mesmo na longa viagem até o país asiático.

A bebida caiu no gosto popular e, é claro, os mais diversos cervejeiros passaram a mexer na receita, criando sub-tipos da cerveja IPA. Elas são justamente o foco do nosso artigo de hoje aqui no blog da EZbrew. Prepare o seu copo e vem com a gente!

Veja também: Conheça as escolas de cerveja da Europa (Belga, Alemã e Inglesa)

English IPA

É a mais tradicional, a versão original da IPA. Tem um maior teor alcoólico, sabor marcante com o amargor bem evidente, malte que remete ao caramelo. A coloração pode ir do âmbar dourado ao cobre. Uma cerveja inesquecível!

American IPA

Os norte-americanos criaram a sua própria versão, que é mais amarga do que a versão original. Ela tem um lúpulo mais perfumado, com tons cítricos e florais.

Imperial Ipa (ou Double IPA)

O “double” no nome já entrega as características principais. A Imperial IPA é ainda mais amarga, já que é ainda mais lupulada. A sua espuma tem uma coloração dourada e um teor alcoólico que vai até os 10%.

New England IPA (Hazy ou Juicy)

Assim como as duas cervejas IPA, esse é mais um tipo surgido nos Estados Unidos. Essa é uma bebida turva, com uma cremosidade mais alta do que as versões mais tradicionais. A coloração vai do amarelo claro ao dourado escuro.

Belgian IPA

Sim, é possível ser fã das cervejas belgas e ainda assim curtir uma boa IPA de uma só vez. A Belgian IPA é bem carbonatada, tem um alto teor alcoólico. O sabor é bem característico devido ao uso de leveduras belgas.

Session IPA

Mesmo aqueles que não curtem um grau muito alto de amargor podem ter uma experiência bem legal com a IPA. A Session IPA tem justamente essa característica, além de um teor alcoólico menor do que em outras Ipas. É uma bebida mais leve e bem saborosa.

Beber menos e beber melhor

Conhecimento é também a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *