Dicas para encontrar o seu estilo de cerveja preferido

Saudações, amigo cervejeiro!

O Blog da EZbrew vem falando há muito tempo que o conhecimento transforma a forma como bebemos e tem até um lema: beber menos e beber melhor. Dentro deste contexto, saber quais são os principais tipos de cerveja e encontrar o seu estilo preferido é uma prática para lá de saudável.

Claro que conhecer em detalhes todos os estilos é uma missão espinhosa mesmo para especialistas, já que existem mais de 150 estilos diferentes. No entanto é possível classificá-los em 5 principais vertentes, as cervejas frutadas, lupuladas, maltadas, torradas e leves.

Vamos explicar nesse artigo quais são as principais características de cada uma dessas famílias cervejeiras. Vem com a gente conhecer mais e acompanhe também as dicas para encontrar o seu estilo de cerveja preferido.

Veja também: O mercado cervejeiro e a pandemia

Principais tipos de cerveja

Antes de mais nada, saber quais são os principais atributos de cada um dos principais estilos vai ajudar a qualquer apreciador de cerveja na busca pela sua bebida predileta. Então vamos lá:

Frutadas

Não é de hoje que se adiciona sabor de frutas à bebida. Aromas e sabores frutados são comuns em muitos tipos de cerveja. Isso, obviamente, se deve aos insumos utilizados na receita, e isso abre um amplo leque de possibilidades. Há cerveja com sabores e aromas de frutas vermelhas, açaí, maracujá, melancia, laranja e muito mais. É só escolher o seu preferido.

Lupuladas

As cervejas lupuladas estão entre as prediletas dos amantes de sabores mais marcantes. A intensidade é uma característica bem conhecida dessa família, que inclui estilos como as IPAs e as APAs. Como o próprio nome diz, essa intensidade se deve à quantidade e à qualidade de lúpulo inserido na preparação da cerveja.

Maltadas

Da mesma forma que as cervejas lupuladas, a quantidade e a qualidade do malte também acrescentam sabor e aroma para a bebida na família das maltadas. Esse tipo de cerveja tem como características a coloração que vai do marrom claro ao cobre e notas de caramelo, chocolate, panificação, entre outros. Um bom exemplo é a Red Ale.

Torradas

Você conhece cervejas do estilo Stout e Porter? Se você já bebeu uma delas, sabe que entre suas características estão notas de torrado, amargor mais intenso e a coloração mais escura. Os atributos das cervejas torradas são conseguidos com uma torragem mais longa do malte e atraem apreciadores não só no Brasil, mas em várias partes do mundo.

Leves

Há também quem prefira cervejas com cores mais claras, amargor menos intenso e graduação alcoólica menos intensa, características das cervejas leves. Inclusive, a cerveja mais consumida e conhecida no Brasil, a Pilsen, está dentro dessa família, que conta também com a cerveja alemã de trigo Weiss, muito apreciada mundo afora.

Veja também: Histórias das mulheres na cerveja

Encontre o seu tipo de cerveja preferido

Uma boa dica para encontrar o seu estilo de cerveja predileto é experimentar cada um dos tipos apresentados nesse artigo, prestar bastante atenção às características de cada uma, sentir os sabores e aromas.

Nós aqui do Blog da EZbrew já mostramos passo a passo para fazer uma degustação de cerveja como um profissional (conhecer também esse artigo é também uma boa dica!).

Conhecimento é a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *