O mercado cervejeiro e a pandemia

Saudações, amigo cervejeiro!

A pandemia teve fortes efeitos sobre o mercado cervejeiro, da mesma forma que teve impactos em quase toda a economia e ainda mais na sociedade, alterando hábitos e mudando comportamentos.

De fato, a vida não está sendo fácil para ninguém no nosso país entre 2020 e 2021. Desde março de 2020, com os primeiros casos de covid-19 ao Brasil sofremos com o comércio abrindo e fechando, com impactos sobre o sistema de saúde, com um número elevado de mortes no país, o que a EZbrew lamenta muito.

Seja como for, ainda vamos estudar muito o que houve nesse período, mas já é possível afirmar que a forma como consumimos (e produzimos) a nossa bebida predileta também está passando por transformações.

O blog da EZbrew está de olho nessas mudanças e vai trazer uma análise sobre elas neste artigo. Vem com a gente!

Veja também: Passo a passo para fazer uma degustação de cerveja como um profissional

Desafios no mercado cervejeiro com a pandemia

O mercado cervejeiro, como não poderia deixar de ser, passou por transformações, adaptações e reinvenções para conseguir driblar as dificuldades.

Um dos pontos mais importantes nessa transformação foi o fechamento do nosso círculo de relacionamentos. Se antes da pandemia nos reuníamos em bares, restaurante ou em casa com amigos, esses encontros foram muito reduzidos. Na verdade, para muito gente esse tipo de reunião ficou no passado.

O mercado cervejeiro, em especial o de cerveja caseira, sentiu esse golpe e teve queda de faturamento. Sem vender para bares e restaurantes, ou vendendo muito menos do que anteriormente, houve queda no faturamento e no giro do estoque.

Além disso, também houve problemas com o fornecimento de insumos, que se tornaram escassos e mais caros, dificultando o processo de produção e encarecendo o produto final.

Maior dificuldade de produção e de distribuição fizeram vítimas e não há como negar que pequenas e médias cervejarias passaram por dificuldades ou até mesmo tiveram que fechar as suas portas.

No entanto, há também quem tenha visto oportunidades durante a crise e, mesmo passando por dificuldades, tende a sair mais forte de toda essa situação.

Veja também: Histórias das mulheres na cerveja

Um novo normal no consumo da cerveja

Você certamente já ouviu falar sobre o termo “um novo normal” para definir os comportamentos que se transformaram após a chegada da pandemia. Uso de máscaras, ausência de abraços e distanciamento social estão inseridos nesse contexto e a nossa relação com as bebidas também passou por mudanças. Aliás, a relação entre o produtor e o seu cliente também está se transformando.

Quem entender essa mudança e investir em relacionamento com o cliente tende a se fortalecer mesmo enquanto a pandemia não passar.

Apesar de toda a crise, as pessoas seguem consumindo cerveja em casa, mas em círculos menores. Marido e mulher, namorados, pais e filhos (maiores de idade, é claro) seguem curtindo alguns momentos e formam um mercado consumidor que tem suas demandas.

A aposta em atingir esse público com bebidas de maior qualidade, produtos diferenciados, e de trazer informações para o consumidor são boas apostas para que o futuro do mercado cervejeiro seja melhor do que o presente.

Veja também: O que você precisa para se tornar um cervejeiro em 2021!

Venha falar com a EZbrew!

A EZbrew está ao seu lado nesse momento. Nós mantemos grupos de Whatsapp super atuantes onde os EZbrewers compartilham receitas, trocam conhecimentos e experiências.

Essa comunicação com clientes e amigos sempre foi um dos pilares do nosso relacionamento com os clientes e proporcionou grandes resultados, tanto que muitos dos nossos usuários são premiados constantemente nos mais importantes concursos estaduais, regionais e nacionais no Brasil.

Nosso blog também nasceu da necessidade de trazer conteúdos exclusivos, receitas, curiosidades e até a história da bebida que tanto gostamos. É um orgulho dividir com todos vocês a nossa paixão pela cerveja.

Conhecimento é a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável. É assim que enfrentamos a pandemia e a crise que ela trouxe.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *