5 cervejas mais antigas do mundo

Cerveja é história! Aliás, o desenvolvimento dessa bebida se mistura com o crescimento da própria humanidade. Registros apontam a existência e cervejas rudimentares 6 mil anos antes de Cristo no Egito.

Historiadores também encontram evidências de bebidas derivadas da fermentação de sementes e praticamente todas as culturas desenvolvidas no planeta, por mais distantes que elas estejam uma das outras. Curioso, né?

Bom, mas quais são as cervejas conhecidas mais antigas do mundo? São várias as cervejarias que iniciaram uma era mais moderna da cerveja que até hoje estão em funcionamento.

Nós do Blog da EZbrew viajamos ao passado para trazer as receitas conhecidas que estão há mais tempo entre nós. Se você curte sabor e história, chegou a sua vez. Acompanhe!

Veja também: Conheça o equipamento de maior sucesso da EZbrew entre cervejeiros caseiros

 

Weihenstephan

Claro, as receitas das cervejas originais se perderam na história, dada a dificuldade de registros da época, mas na Idade Média isso mudou. A cerveja mais antiga do mundo com registros é a Weihenstephan, criada em e um mosteiro que tem este mesmo nome, na Alemanha.

A inovação dessa cerveja foi a adição do lúpulo na receita. A ideia logo se espelhou por diversos pontos da Europa e criou a bebida que até hoje conhecemos. Registros mostram que a cervejaria Weihenstephan Brewery já tinha a receita com o lúpulo no ano de 1040.

Veja também: Qual o melhor equipamento para fazer cerveja em casa?

Weltenburg Abbey

Você também pode experimentar uma Weltenburg Abbey nos dias de hoje. Como a cerveja anterior, essa é mais uma receita criada nos mosteiros da Idade Média, só que em uma região diferente da Alemanha, em Kelheim.

Essa é uma receita de 1050, embora a cervejaria Weltenburg Abbey Brewery já existisse desde o ano de 617 d.C.. Sabor e história da cerveja definitivamente não faltam na Alemanha!

Veja também: Você sabe como surgiu a cerveja artesanal no Brasil?

Bolten

A Bolten Brewery já produzia uma cerveja do estilo Altbier em 1266, na região de Korschenbroich, perto de Mönchengladbach, também na Alemanha.

Inclusive, se você fizer uma visita à região, pode conhecer a cervejaria que funciona no mesmo local até hoje, quase 800 anos depois.

Veja também: Descubra o que você precisa para fazer cerveja em casa

Privatbrauerei Gaffel Becker

É de se esperar que a produção das primeiras cervejarias e que continuam em funcionamento até hoje tenham tido muitas dificuldades com o passar dos anos, ainda mais se levarmos em conta que o berço da bebida moderna, a Alemanha, passou por diversas ondas de invasão e de guerras ao longo dos séculos.

A Privatbrauerei Gaffel Becker & CO é um bom exemplo disso. Mesmo com todas as dificuldades, essa cervejaria que começou a sua produção em 1302, em Colônia, sobreviveu e mais: hoje é uma das maiores produtoras de cerveja em barril da Alemanha.

Conheça o Canal da EZbrew no Youtube

Augustiner-Bräu

A Augustiner-Bräu é uma das estrelas da Oktoberfest em Munique. Ela foi criada em 1328, também em um mosteiro agostiniano que fica próximo a essa cidade alemã.

Vale lembrar que a cerveja era uma fonte de renda aos mosteiros da Idade Média. Os monges dominaram as técnicas porque consumiam a bebida (a água muitas vezes era contaminada e uma bebida com ação bacteriostática como a cerveja era mais segura) e vendiam o excedente da produção.

Veja também: Fazer cerveja em casa vale a pena mesmo?

Beber menos e beber melhor

Muito bom saber que até hoje podemos compartilhar a mesma sensação que homens e mulheres de um milênio atrás experimentaram. Conhecer a história da cerveja é entender um pouco mais do ser humano.

Conhecimento é também a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer ajuda para escolher um equipamento EZbrew, tirar dúvidas e ter a assistência do nosso time? Fale com a gente pelo WhatsApp.

1 thoughts on “5 cervejas mais antigas do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *