Top 5 maiores falhas na produção de cerveja artesanal

Saudações, amigo cervejeiro!

As falhas na produção de cerveja acontecem, não adianta ficar com raiva. O bom cervejeiro não é o que não erra, e sim aquele que entende as falhas, as reconhece, passa a dominar o processo e, por fim, acaba por aprender a evitar os erros

Nós do Blog da EZbrew selecionamos as top 5 falhas: falta de conhecimento dos processos, improviso, problema de conexão, acompanhamento inadequado e má escolha dos ingredientes.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre cada uma das falhas e mostrar como você pode evitá-las e deixar a sua cerveja perfeita. Vem com a gente!

Veja também: Oxidação da cerveja: tudo que você precisa saber para evitar que isso aconteça

Conheça o processo passo a passo

Você está no caminho certo para fazer uma cerveja perfeita! O simples fato de estar lendo esse artigo já é um forte indício de que você está em busca de mais informação sobre a cerveja artesanal e o seu processo. Esse é o caminho para produzir a melhor bebida.

Leia muito, troque ideias com outros cervejeiros e não tenha medo nunca de aprender. Mesmo cervejeiros mais experientes estão sempre aprendendo algo novo. Conte com a gente para esse passo, acompanhe o nosso blog, e não erre mais por falta de conhecimento do processo de produção da cerveja caseira.

Veja também: Controle de pH: como ele interfere na qualidade da sua cerveja e como fazer

Evite improvisos

Você sabia que a EZbrew nasceu justamente para evitar as famosas gambiarras? Nossos fundadores Fabrício Búrigo e Leandro Pereira, cansados de soluções caseiras, reuniram seus conhecimentos e criaram a primeira panela automatizada EzBrew, uma EZbrew K60 (que está até hoje muito bem guardada).

Um aparelho cervejeiro deixa o processo mais simples, ágil e menos sujeito a falhas. Mais uma dica: conheça nossos produtos e equipamentos, e nunca mais erre por ter que optar por improvisações.

Veja também: Dicas para melhorar a clarificação da sua cerveja

Tudo bem limpo e conectado

Mesmo que você tenha o equipamento perfeito, alguns cuidados são necessários antes de começar a próxima produção. Preparar suas panelas e seus tanques antes do início de cada processo é fundamental.

Portanto, faça a sanitização com extremo cuidado para evitar qualquer possibilidade de contaminação da cerveja. Verifique também cada conexão entre as panelas (no caso de equipamentos conectados) para evitar surpresas desagradáveis.

Veja também: Sanitização: tudo que você precisa saber sobre essa importante etapa da sua produção

Acompanhe cada passo

Cada etapa da produção artesanal de cerveja tem características distintas. É preciso colocar a medida certa de ingredientes, acompanhar tempo e temperatura de cada passo e, o mais importante: anotar tudo. Tudo mesmo!

Você já passou pela experiência de fazer a receita perfeita e nunca mais repetir exatamente o mesmo resultado? Isso normalmente acontece com quem conhece os processos, tem o equipamento perfeito, fez uma preparação cuidadosa, mas não anotou cada passo do processo como referência para o futuro. Anote tudo e evite essa falha!

Veja também: Dicas para sanitizar, secar e armazenar suas garrafas antes do envase

Escolha os ingredientes com carinho

Sabe um segredo dos melhores restaurantes para fazer pratos perfeitos? É ter os melhores ingredientes. A busca pela melhor cerveja segue exatamente essa lógica. Quando você tem malte, lúpulo, água e demais ingredientes de altíssima qualidade, a possibilidade de ter um resultado final com excelência é muito maior.

Evite ingredientes velhos e tome muito cuidado com o armazenamento de cada ingrediente após uma produção. O melhor é comprar o male e o lúpulo frescos, mas se sobrar um pouco após a produção, guarde em um recipiente bem fechado, evitando a entrada de ar.

Veja também: Passo a passo para fazer uma degustação de cerveja como um profissional

Beber menos e beber melhor

Conhecimento é também a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *