Fazer cerveja em casa é difícil?

Fazer cerveja em casa atrai cada vez mais gente. Os motivos são vários: vão desde o simples fato de que este é um hobby bem gostoso, até a vontade de poder consumir uma bebida com mais sabor, personalidade e mais qualidade.

Aliás, recentemente listamos 5 motivos que vão te ajudar a decidir a começar a fazer a sua própria cerveja artesanal.
Não há grandes dificuldades para começar a sua própria produção, mas é necessário um investimento inicial, que não é alto. Tendo os equipamentos e acessórios corretos e os ingredientes, é só colocar a mão na massa.
Vamos começar?

Quais são as etapas do processo?

Parabéns para você que está pesquisando sobre o assunto e veio até o Blog da EZbrew. Você leitor já deu o primeiro passo, que é se informar. Uma dica: veja também o nosso canal do Youtube  com mais informações! O processo de fabricação de cerveja é relativamente simples, embora seja um pouco trabalhoso e exija uma dose de paciência (que no fim das contas também faz parte da diversão). Lembre-se, fazer a sua própria cerveja artesanal em casa é um hobby, é trabalhar com tranquilidade em busca do melhor resultado.

De forma simplificada, fazer cerveja é transformar uma fonte de amido que pode vir de cereais, como malte de cevada e trigo, em açúcares fermentáveis. Isso acontece por meio da brasagem que chamamos de fase quente do processo. Fazemos a mostura dos grãos por aproximadamente duas horas e depois disso fervemos o mosto (um líquido bem doce) por aproximadamente 1 hora. É nesta etapa que adicionamos o lúpulo, que vai dar sabor, aroma e o amargor à bebida.

Aí vem a parte da paciência:

• É preciso esperar de 3 a 7 dias para a fermentação. É nesta fase que as leveduras transformam o mosto que você preparou em cerveja;
• Depois vem a maturação, que leva em geral de 10 a 20 dias. É nesta etapa que os sabores são arredondados e a cerveja é clarificada;
• Por fim é necessário pelo menos mais 7 dias para a carbonatação, o processo necessário para gerar gás carbônico nas garrafas com o método do primming.
Acredite, o resultado vai compensar cada minuto de espera!

Quais são os insumos necessários para fazer cerveja?

Você pode começar a sua produção com quatro ingredientes básicos e depois aprimorar a sua bebida com outros sabores. Neste início, você precisa de:

• Água – Cerca de 95% da cerveja é água, então você precisa de um ingrediente de boa qualidade;
• Malte – O grão de cevada malteado é o ingrediente perfeito para você começar a fazer suas cervejas. Existe uma infinidade de graus de secagem deste grão, que vão desde o mosto mais claro e neutro que usamos para fazer a base da cerveja (malte pilsen e pale ale por exemplo), até os mais escuros que podem trazer notas de chocolate amargo e café (maltes carafas e cevada torrada), passando por maltes caramelizados que podem trazem notas de frutas secas, mel entre outros sabores (como os maltes cristal, melanoidina, carared);
• Levedura – É o micro-organismo unicelular do reino dos fungos que vão metabolizar os açúcares presentes no mosto, transformando em álcool etílico, gás carbônico e outros compostos que podem acrescentar sabores e aromas a sua cerveja;
• Lúpulo – É a fruta de uma planta trepadeira que traz sabor, aroma, amargor e antioxidantes para a receita. É também bacteriostático, que impedem que as bactérias se reproduzam durante a fermentação e evitando contaminações e sabores indesejados.
Uma curiosidade: a Lei da Pureza que proporcionou o início da tradição da cerveja alemã estipulada no século XVI que a bebida produzida na região só podia conter estes ingredientes. Conheça mais sobre essa história!
Quais equipamentos você precisa para começar?

O equipamento básico consiste em:

• Panelas com grande capacidade e com torneiras;

• Fogareiros ou resistências elétricas para aquecimento do mosto;

• Baldes ou bombonas para usar como fermentadores;

• Geladeiras usadas e controladores digitais para manter a temperatura de fermentação constante;

• Termômetro e densímetro entre outros acessórios.

No entanto, hoje você encontra kits de equipamentos e acessórios que facilitam bastante o processo.  Aqui vai uma outra dica importante: procure equipamentos de empresas que tenham como diferencial a atenção dada ao cliente. Isso vai ser importante quando você tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre detalhes da produção.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de cervejeiros e torne-se um EZbrewer. Venha fazer parte da nossa família! Um brinde!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *