Cervejas Marzen e Oktoberfest: conheça essas receitas cheias de história

Quando falamos de cervejas sazonais no mundo todo, muitos logo se lembram de dois estilos bem marcantes: a Marzen e a Oktoberfest. Ambos estão na história da bebida e merecem, além de um brinde, um artigo com suas histórias e uma receita especial!

Vamos lá?

A cerveja do fim da primavera:

Uma lei da Baviera, de 1539, era bem clara! Somente entre os dias de São Miguel (29 de setembro) e de São Jorge (23 de abril) a fabricação de cerveja era permitida. Assim era preciso fazer um estoque durante o fim da primavera para os meses de verão. Essa produção era feita principalmente em março, ou Marzen, em alemão.

Entre as características deste estilo estavam uma coloração mais escura, marrom. A bebida é encorpada, com um teor alcoólico um pouco mais alto. Os sabores torrados ou caramelo não eram tão presentes e o acabamento é bem seco, característica da fermentação lager. A amargor fica entre 20 a 30 IBUs.

A cerveja da festa de outubro:

Se para você ouvir falar de outubro te faz logo lembrar da Oktoberfest, saiba que você não é o único e isso já vem de muito tempo. Em 12 de outubro de 1810, o príncipe Ludwig von Bayern se casou com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. A festa na Baviera contou com diversos pratos típicos e bebidas da região.

A cerveja que mais chamou a atenção foi a fabricada em março, justamente a Marzen. No entanto, este lote em particular era um pouco mais forte, de cor dourada a laranja-âmbar.

Desde então, todos os anos os festejos são repetidos e têm a sua cerveja oficial, agora conhecida como Marzen-Oktoberfest. Ou seja, além do casamento dos príncipes, outra união foi celebrada naquele dia entre uma festa e uma bebida que atravessa gerações.

Características da Marzen/ Octoberfest

• Densidade original entre 1050 E 1057 (média);
• Densidade final entre 1012 e 1016;
• Escala de cor de 16 a 35 EBC (está mais para a coloração clara);
• Escala de amargor entre 20 e 28 (não é muito amarga);
• Graduação alcoólica média entre 4,8 e 5,7: exige atenção! Se beber, não dirija!
Receita para fazer a sua própria Marzen-Oktoberfest

Agora é hora de colocar a mão na massa. Essa é uma receita simplificada feita pelo nosso sócio fundador Fabricio Burigo (obrigado Fabrício!) que usou como equipamento principal o EZbrew K60.

Os ingredientes (para 50 litros) da mostura são:

• 9 kg do malte Pilsen (4 EBC)
• 5 kg do malte Munich (25 EBC)
• 1,0 kg do Château Cara Gold (120,0 EBC)

Não se esqueça de lavar os grãos (30 litros de água a 78o C)

Na brasagem são usados 96 litros de água a 68o C. É preciso manter a mistura por 60 minutos à temperatura de 68o C.

A temperadora vai cair após o despejo do malte. Mas não se preocupe que o equipamento vai elevar e manter a temperatura programada a 68oC automaticamente.

Na etapa seguinte, o mash out, é preciso aquecer a mosto até 78 Co e manter a temperatura por 10 minutos. Lave o malte com 30 litros de água a 78oC

Já na hora da fervura, você vai precisar de:

• 40 g de lúpolo Hallertau Magnum [14,00 %] – Fervura 60,0 min
• 50 g de lúpulo Hallertauer Hersbrucker [4,00 %] – Fervura 10,0 min
Após a fervura, resfrie o mosto chegar até a temperatura de fermentação e, depois, o transfira para o fermentador.
Por fim, para a fermentação é necessário:
• 5,0 pkg de levedura Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

Usamos um fermento Ale de base neutra para facilitar o processo de fazer esta cerveja em casa. Mas se você é um cervejeiro mais experiente, pode usar levedura Lager.

Fermente por 5 dias a uma temperatura de 16oC. Depois deixe a temperatura subir até os 22 graus e deixe aguarde 5 dias. Assim que concluir a fermentação (a densidade final não abaixa mais), faça uma maturação a frio, mantendo sua cerveja por pelo menos 10 dias entre 2 a 4o C.

Após todo o período da fermentação e maturação concluida, é hora do envase. A carbonatação pode ser feita através do metodo do primming:

RECEITA INFALIVEL DE PRIMMING:

1 Kg de açucar (dê preferencia ao demerara)
1 litro de água
10 ml de suco de limão
Aqueça até ferver em fogo alto misturando sempre. Ferva por 5 minutos em fogo baixo e com a tampa da panela fechada.
Use 10ml deste primming para cada litro de cerveja pronta, ou seja, use 6 ml para cada garrafa de 600 ml. Use uma seringa graduada para não errar a dosagem. Tampe as garrafas e aguarde de 7 a 10 litros em temperatura ambiente para o primming formar a espuma de sua cerveja.

Evite que possíveis resíduos decantados na maturação acabem indo para as garrafas.
Em menos de 30 dias você terá uma deliciosa cerveja para degustar com seus amigos e familiares.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *