Principais características de uma boa cerveja artesanal

Saudações, amigo cervejeiro!

Quem está começando a sua própria produção de cerveja artesanal invariavelmente enfrenta diversas dúvidas. Desde a escolha da receita que será executada, passando pela escolha dos ingredientes e até os equipamentos que serão usados.

Nós mesmos já passamos por essas dúvidas e a melhor maneira para superá-las é entender quais são as características que buscamos na nossa cerveja. Tendo em vista o objetivo, fica muito mais fácil fazer o planejamento perfeito.

Venha você também bater esse papo com o Blog da EZbrew! Leia com atenção cada tópico, entenda as principais características de uma boa cerveja artesanal e depois deixe a sua mensagem. Vamos nessa?

Veja também: Melhores receitas para cervejeiros iniciantes

Cerveja artesanal: muita história e mais saudável

A cerveja é uma bebida milenar e preparar receitas de maneira artesanal de alguma forma nos coloca em sintonia com a própria história da humanidade. Conhecer tipos de cerveja que têm centenas de anos e provar a mesma bebida consumida por nossos antepassados é um prazer.

Você pode, por exemplo, preparar uma cerveja literalmente idêntica àquelas consumidas no mundo medieval. Pode passar pela história da bebida com receitas clássicas inglesas, alemãs, americanas ou outras.

Além disso, a cerveja artesanal tem uma grande vantagem sobre a bebida de alta produção, a ausência de conservantes e de outros produtos industrializados.

Como você está no comando, cada passo do processo será definido pelo seu próprio planejamento. A escolha da água, do lúpulo, da levedura, da cevada maltada e de qualquer outro ingrediente que você queira na cerveja é sua. O resultado é aquele que você quer, e não um que foi escolhido para você.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a cerveja Pilsen

Produção reduzido, qualidade maximizada

Cada produção, ainda que a receita seja a mesma, vai ter um resultado diferente com pequenas mudanças em alguma parte do processo. “Brincar” com a mosturação ou com a filtragem, adicionar ou reduzir a quantidade de um ou outro ingrediente, adicionar tons frutados, e até alterar levemente uma ou outra temperatura do processo resulta em uma bebida final diferente.

Em casa, com uma produção reduzida, o cervejeiro tem total liberdade para criar. A cerveja artesanal representa a liberdade que não temos quando consumimos a bebida industrializada.

A indústria busca otimização de produção, ou seja, produzir mais em menos tempo. Já o cervejeiro artesanal busca a excelência. Isso é uma diferença enorme!

Veja também: Por que você deve apoiar as cervejarias locais

Cultura cervejeira

Outro ponto que faz grande diferença é a participação na cultura cervejeira. Conhecer novas pessoas, trocar ideias e conhecimento, provar mais e variadas receitas. Tudo isso faz parte da cultura cervejeira.

Nós da EZbrew sempre ressaltamos que a informação é o melhor caminho para a qualidade da experiência com a cerveja. Dividir não só a bebida, as receitas e os bons momentos com amigos e familiares é parte melhor experiência possível com a bebida. A cerveja caseira é uma grande porta de entrada para esse mundo.

Se você ainda está iniciando nessa arte de produzir a cerveja, conheça mais sobre esse universo no  Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de cervejeiros e torne-se um EZbrewer. Venha fazer parte dessa família!

Saúde a todos nós!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *