Tudo o que você precisa saber sobre a cerveja Pilsen

Saudações, amigo cervejeiro!

Não há como negar que aqui no Brasil a porta de entrada no mundo da cerveja é a Pilsen. Qualquer um que já comprou uma cerveja no supermercado ou pediu uma gelada na mesa de um bar conhece este estilo, que também é conhecido como Pilsner.

Mas o que é exatamente a cerveja Pilsen, onde ela nasceu, quais são as suas principais características? Bom, se você tem essa dúvida e quer conhecer mais, veio ao lugar certo.

Neste artigo do Blog da EZbrew vai responder a todas essas perguntas e ainda mais. Nós acreditamos que a informação melhora bastante a nossa experiência com a cerveja. Essa é a melhor maneira para consumirmos a bebida com mais qualidade. Vamos nessa?

Veja também: Cervejas inglesas: conheça a história rica e cheia de tradições

O nascimento da cerveja Pilsen

Você certamente conhece a cerveja Pilsen, mas provavelmente não ouviu falar sobre a cidade chamada Plzeñ, localizada na República Tcheca. A região é o berço da cerveja moderna e documentos mostram produções de vários estilos desde o século XIV.

Alguns séculos depois, na década de 1830, a cidade passou por uma crise de qualidade e surgiu a necessidade da criação de uma cerveja que tivesse uma vida útil mais longa. A solução foi apresentada por um mestre cervejeiro chamado Josef Groll.

Ele usou uma técnica conhecida como decocção, na qual uma parte do mosto é retirado da panela de mostura e fervida à parte, aliada com uma fermentação a frio. Também estava presento do Saaz, uma espécie de lúpulo local.

A característica do malte é de um certo dulçor, com um sabor que lembra o mel. Isso criou uma harmonização perfeito com o amargor bem carregado do lúpulo.

Assim foi criada uma cerveja extremamente refrescante, carbonatada, cremosa e com uma linda coloração dourada (você há reconheceu o estilo, certo?).

Veja também: Cervejas Marzen e Oktoberfest: conheça essas receitas cheias de história

Características da cerveja Pilsen

Além da refrescância, do sabor e da coloração, outros motivos explicam a popularidade que a cerveja Pilsen ganhou ao longo dos séculos. São apenas quatro ingredientes: malte pilsen, água, lúpulo (muito lúpulo!) e a levedura – que nem existia no início da receita e foi adicionada posteriormente.

Ela tem um teor alcoólico baixo e um amargor bem marcante, o que resulta em um excelente drinkability. Ou seja, dá para beber uma quantidade maior e ainda assim evitar exageros. Combinação perfeita para reuniões mais longas com amigos e familiares.

A sensação na boca tem uma dose bem bacana de cremosidade, resultante do processo de decocção e do teor elevado de lúpulo. A temperatura (o ideal é que a Pilsen esteja entre 4 e 7 graus Celsius) garante uma sensação incrível, em especial em dias quentes.

A harmonização é muito boa com alimentos como frutos do mar, saladas, embutidos condimentados e quiches. Já os pratos mais fortes em que os temperos sejam mais evidentes podem “quebrar” o sabor da cerveja Pilsen, uma combinação a ser evitada.

Veja também: Cerveja feminina: do jeito que a mulher quiser!

Beba a melhor Pilsen

Como já vimos, a cerveja para ser considerada um Pilsen verdadeira deve ter apenas quatro ingredientes. No entanto, muitas marcas de cerveja industrial adicionam na receita grãos mais baratos como milho, aveia, arroz e outros carboidratos. Eles são fonte de açucares fermentáveis.

Essa adição por um lado baixa o custo de produção e consequentemente o preço para o consumidor. No entanto, a cerveja fica mais leva e não aguenta uma carga muito alta de lúpulo. Claro, ingredientes como esses alteram o resultado final e a bebida, no fim das contas, é outra.

A Pilsner original tem um residual de açúcar maior (aquela característica do mel que citamos anteriormente. Isso faz com que a harmonização com o amargor uma quantidade maior de lúpulo seja muito melhor.

Quando o cervejeiro prepara a sua própria bebida, ele tem a certeza de que os ingredientes e os processos de produção são os mais fiéis possíveis, melhorando tanto a qualidade da bebida quanto a experiência cervejeira. Assim é possível viver a “experiência Pilsen” por completo.

Se você ainda está iniciando nessa arte de produzir a cerveja, conheça mais sobre esse universo no  Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de cervejeiros e torne-se um EZbrewer. Venha fazer parte dessa família!

Saúde a todos nós!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *