Melhores receitas para cervejeiros iniciantes

Saudações, amigo cervejeiro!

Você já se informou bastante sobre a de cerveja caseira, comprou o equipamento mais adequado, ajeitou o espaço para a produção e agora aparece a dúvida: qual é a receita ideal para o cervejeiro iniciante?

Bom, para quem ainda está dando os primeiros passos nesse mundo, o melhor é partir para receitas mais simples e aproveitar cada etapa do processo.

Conhecer detalhadamente a malteação, a brassagem, a filtragem, a fervura, o resfriamento, a fermentação e a maturação vão dar ao cervejeiro a experiência para receitas mais elaboradas.

Neste artigo do Blog da EZbrew vamos apresentar três receitas para quem quer ganhar essa experiência e fazer bonito na produção da cerveja caseira. Confira!

Veja também: Fazer cerveja em casa é difícil?

American Pale Ale

O ideal para o cervejeiro iniciante é começar com uma cerveja que não tenha um alto teor alcoólico, isso facilita o processo já que o perfil de maturação e fermentação é relativamente menos elaborado, como é o caso da American Pale Ale.

Essa é uma cerveja com sabor cítrico, frutado e picante, com um amargor bem característico por causa da grande quantidade de lúpulo. Outro detalhe que o cervejeiro iniciante costuma a curtir bastante é a coloração dessa cerveja, que vai do dourado ao âmbar.

A American Pale Ale é uma cerveja leve e macia, não muito encorpada e que não precisa de muito tempo para ficar pronta. Afinal, se você é um cervejeiro iniciante, deve bater uma baita ansiedade para que a primeira produção fique pronta logo.

Veja também: Fazer cerveja em casa é para você? 5 motivos para você começar a produzir agora mesmo

Pilsen

O bom cervejeiro não quer tomar sozinho a sua cerveja. Faz parte da experiência compartilhar a bebida e, é claro, receber os elogios quando eles são merecidos. O problema é que nem todos os nossos amigos estão acostumados aos sabores e aromas de receitas pouco conhecidas no Brasil.

Assim, saber fazer uma boa Pilsen, o estilo mais consumido por aqui, é garantia de sucesso mesmo entre pessoas que não estão habituadas com os mais diversos estilos de cerveja que existem por aí.

Essa é mais uma cerveja leve, com sabores bem sutis de malte e lúpulo. A coloração é clara, e vai da palha ao amarelo. Já o aroma é bem característico e agrada a qualquer um que conheça as principais cervejas industriais que consumimos por aqui. Garantia de sucesso em qualquer roda de amigos ou de familiares.

Veja também: Cerveja feminina: do jeito que a mulher quiser!

Weissbier

Se por um lado é bom saber fazer cerveja para quem não conhece muitos sabores da nossa bebida preferida, por outro é legal também levar conhecimento, novos sabores e aromas para quem vai dividir a cerveja com a gente.

Uma boa receita para tirar um “Uau” das pessoas é a Weissbier, a famosa cerveja alemão de trigo. O melhor é que a receita é bem simples, conta apenas com malte pilsen, malte de trigo e um malte especial para dar a cor característica dessa receita.

O sabor é seco, e tem o seu final muito bem definido. O colarinho é branco, espumoso e persiste pouco. O amargor do lúpulo é baixo ou, no máximo, médio. A Weissbier tem também uma leve acidez, o que eleva a experiência. Uma cerveja para agradar iniciados e não iniciados.

Veja também: Solução Completa EZbrew: tudo o que você precisa para começar agora está aqui!

Conheça a EZbrew

Outra dica bacana para os iniciantes é conhecer kits de equipamentos e acessórios que facilitam bastante o processo de produção.  Quando você for adquirir, procure equipamentos de empresas que tenham como diferencial a atenção dada ao cliente. Isso vai ser importante quando você tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre detalhes da produção.

Conheça mais sobre o universo cervejeiro no  Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de cervejeiros e torne-se um EZbrewer. Venha fazer parte dessa família!

Saúde a todos nós!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *