Dicas para obter uma cerveja mais clara

Saudações, amigo cervejeiro!

Uma cerveja mais clara fica mais bonita. É claro que queremos sabores e aromas perfeitos, mas outros sentidos também precisam ser despertados. Fale a verdade: ver a cerveja no copo clarinha, gelada, livre de resíduos e com aquela espuma linda também faz parte de uma experiência cervejeira perfeita, não é?

Se você concorda (e temos certeza que sim), é preciso se atentar em uma parte importante do processo de produção da cerveja caseira ou industrial, a clarificação.

Nós do Blog da EZbrew temos dicas para que a sua clarificação seja perfeita. Acompanhe!

Veja também: Vale a pena pasteurizar a sua cerveja?

Quando e como fazer a clarificação da cerveja?

A clarificação é feita logo após o mosto estar pronto. Nessa etapa, ainda temos resíduos que precisam ser eliminados e para isso é feita uma recirculação do líquido, que passa por um processo de filtragem.

No entanto, há também processos em outras etapas que ajudam a evitar que a cerveja fique turva. Você pode conhecer tanto as dicas que já demos no nosso artigo sobre como melhorar a clarificação da sua cerveja quanto conhecer novos detalhes para clarear a cerveja. É só seguir a leitura:

Veja também: Controle de pH: como ele interfere na qualidade da sua cerveja e como fazer

3 novas dicas para obter uma cerveja mais clara

1 – Escolha dos ingredientes

Três elementos são os principais responsáveis por deixar a cerveja mais turva: taninos (polifenóis presentes nos grãos), proteínas sólidas e células de leveduras (fermento). O que isso tem a ver com os ingredientes? Todo!

Escolher uma água com nível correto de cálcio garante menor quantidade de detritos em suspensão. A levedura com melhor taxa de floculação evita o surgimento de sedimentos durante a fermentação.

Ou seja, com a perfeita escolha dos ingredientes, o cervejeiro garante naturalmente uma bebida mais clara ao fim dos processos.

2 – Controle o pH

O mosto deve ter um pH entre 5,2 e 5,5. Isso estabiliza o teor das proteínas, que deve ser mantido abaixo de 10%. O teor correto de proteínas garante que elas serão bem dissolvidas, resultando em uma bebida com menos compostos nitrogenados e mais clara.

É interessante ter um pHmetro para fazer essa mensuração. Esse é um equipamento bem preciso, que indica inclusive as casas decimais do pH. Se você quer conhecer melhor, pode dar uma pesquisada no PHMETRO DIGITAL na loja virtual da EZbrew, que tem calibragem automática para mosto e cerveja.

3 – Cuidado ao engarrafar

Engarrafar a cerveja caseira e um processo que exige cuidados e que nem sempre é feito da forma mais adequada. É comum entre cervejeiros, em especial os iniciantes, um certo relaxamento nessa etapa, uma vez que a bebida já está pronta.

No entanto, pode haver uma alteração na coloração a cerveja se se não houver o cuidado necessário ao encher as garrafas. Por exemplo, é preciso minimizar a absorção de oxigênio e evitar o contato da bebida com metais, como ferro e estanho.

Veja também: Planilha de ajuste da água

Beber menos e beber melhor

Conhecimento é a chave para dar um salto de qualidade na forma como bebemos. Saber degustar os melhores produtos, sempre respeitando os limites, é criar uma cultura de bebida muito mais responsável.

Quer saber mais? Conheça o Canal da EZbrew no Youtube, navegue pelos equipamentos e acessórios EZbrew, escolha os seus ingredientes preferidos e prepare-se para os melhores brindes da sua vida!

Saúde a todos nós!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *