Cerveja e inverno, tudo a ver!

Tudo bem, amigo cervejeiro?

Se você é daqueles que associam a cerveja ao sol e ao calor, é hora de rever os seus conceitos!!! Cerveja e inverno têm tudo a ver. A estação mais fria do ano começa ainda nesta semana, mais precisamente às 18h44 do dia 20 de junho (próximo domingo), e isso definitivamente não significa que você precisa ficar longe da sua cervejinha.

Claro, com temperaturas menores, é melhor adaptar a sua produção a uma cerveja mais apropriada para a nova estação. Algumas receitas são mais adequadas para o tempo frio.

Quer curtir uma boa cerveja no friozinho? Então você veio ao lugar certo! O Blog da EZbrew tem as dicas para você beber com mais qualidade no inverno. Acompanhe!!!

Leia também: Saiba mais sobre o equipamento perfeito para a sua produção no artigo “Qual é a melhor panela para cerveja, a de aço inox 201 ou a de inox 304?”

Qual é a cerveja perfeita para o inverno

Bom, para começar, como as temperaturas são mais frias, a sua cerveja não precisa estar geladíssima. Algumas receitas, com um maior teor alcoólico, vão proporcionar uma sensação de aquecimento perfeito para o inverno e não precisam ser servidas “trincando”.

Outro ponto bacana é a coloração. Busque maltes um pouco mais torrados, que proporcionam tons mais próximos ao vermelho e ao cobre, ou até mesmo cervejas mais escuras (elas caem muito bem no inverno!)
Na hora de servir, uma taça mais bojuda é ideal, e fica bem chique. Experimente beber a sua cerveja caseira de inverno em uma taça de vinho, por exemplo.
Quanto ao tipo de cerveja, confira algumas receitas que caem bem nesta época:
Receitas Americanas:
• Pumpkin Ale;
• American Barley Wine.
Receitas Inglesas:
• Stout;
• Barley Wine;
• Scotch Ale.
Receitas Alemãs:
• Bock;
• Doppelbock;
• Weizenbock;
• Eisbock.

Leia também! Entrevista com o EZbrewer Eduardo Monkey

Como fermentar e maturar a cerveja no inverno

É claro que um cervejeiro mais evoluido conta com uma geladeira para manter a temperatura controlada, não vai se preocupar com a o impacto do inverno na fermentação.

Da mesma maneira, quem conta com um equipamento EZbrew, que faz o controle de tempo e temperatura na fase quente da produção, não vai ter maiores problemas, além dos termostatos digitais para controle da temperatura de fermentaçao, tanto no resfriamento quanto no aquecimento.

Já aquele produtor de cerveja artesanal iniciante deve tomar alguns cuidados quanto a temperatura. Como você já deve saber, a cerveja deve repousar em uma temperatura mais baixa após a fermentação. Uma Ale, por exemplo, tem a temperatura de maturação entre 5 graus celsius.

Já quando fazemos uma Larger, a fermentação deve ser feita entre 9 a 12 graus e a maturaçao proxima de zero.

Encontrar as temperaturas corretas de cada etapa do processo é uma obrigação para quem busca o melhor resultado na sua produção de cerveja. Assim, este é um desafio extra para o cervejeiro no inverno.

Tem mais dúvidas? Quer conhecer melhor os equipamentos EZbrew que vão te ajudar a fazer a melhor cerveja neste inverno? Fale Conosco e encontre as melhores soluções!

E um brinde (com uma ótima cerveja de inverno) ao friozinho que está chegando!!!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *