Homebrewing: Como fazer a maturação da sua cerveja

Saudações, amigo cervejeiro!

Vamos falar de mais etapa bastante importante no processo de produção da sua cerveja artesanal? Então, prepare-se para saber mais sobre a maturação! Essa é a fase final da produção, que deve acontecer antes do envase.

A maturação é aquele tempo em que você deixa seu líquido precioso “descansando” – e isso acontece depois da etapa de fermentação.

Venha descobrir como fazer a maturação da sua cerveja e porque é importante se concentrar nesse momento final da produção.

 

A primeira regra é… não há regra!

 

Pois é, meu amigo cervejeiro, a verdade é esta: não há uma regra geral para o período de maturação. Isso porque tudo vai depender do tipo de cerveja que você estiver produzindo.

Cervejas mais leves, pedem consumo mais rápido, ou seja, a maturação não precisa ser prolongada. Já as bebidas mais fortes ou mais elaboradas em termos de sabor vão precisar de um pouco mais de tempo para maturar.

Mas, não precisa se desesperar! Vamos te dar algumas bases de tempo e temperatura que irão ajudar – principalmente se você está começando a sua produção agora. Você verá que, com o tempo, o melhor indicador de período de maturação será o seu paladar.

Veja também: Homebrewing: Como fazer o resfriamento da cerveja

 

Princípio básico da maturação

 

Como já falamos anteriormente, o processo de maturação é aquele no qual a cerveja vai “descansar”. É nesse período que você irá lapidar a qualidade da sua cerveja: as leveduras vão continuar trabalhando, mas, agora, para fazer uma limpeza mais profunda na sua bebida.

Além disso, essa etapa melhora o aspecto geral da sua cerveja, reduzindo a quantidade de resíduos e contribuindo com a clarificação da bebida.

O que chamamos de princípio básico da maturação é, assim que concluir o período de fermentação, deixar a cerveja repousar em uma temperatura mais baixa (do que a da fermentação).

Veja também: Universidade EZbrew: amigo cervejeiro caseiro, que tal saber tudo sobre cerveja caseira?

 

Tempo e temperatura

Caso você esteja fazendo uma cerveja do tipo Ale, assim que processo de fermentação for concluído, o ideal é baixar a temperatura entre 10 e 15 graus.

Já para as cervejas do tipo Lager, você pode derrubar a temperatura em cerca de 5 graus.

Nos dois casos, deixe a bebida em repouso conforme as temperaturas indicadas por um período de 7 a 10 dias.

Veja também: Fase quente X Fase fria da produção de cerveja

 

Clarificação

 

Passado esse período, agora chegou o momento de fazer a clarificação da sua cerveja. Para isso, você irá baixar novamente a temperatura. Agora, vá para zero graus e deixe a cerveja em descanso por mais 5 dias aproximadamente.

A etapa da clarificação irá deixar os sabores da sua cerveja mais nítidos, além de deixar o líquido com maior limpidez. Isso indica cuidado com sua produção e qualidade na hora de servir.

Veja também: Controlador Ageon 101 quente ou frio EZbrew CT17

Porque fazer a maturação?

 

Se você já fez pesquisas sobre o assunto, deve ter encontrado alguns autores falando sobre essa etapa e que ela poderia ser pulada no processo de produção. Mas, esse pode ser um grande erro.

Isso porque, ao levar a cerveja direto para a garrafa depois da fermentação, corre-se o risco de haver maior formação de gás e aumentar significativamente a pressão nos recipientes. Ou seja, a probabilidade de haver explosões é grande. E, se tem uma coisa que ninguém quer é acidente na produção, certo?

Veja também: Carbonatação forçada ou priming: faça a melhor cerveja artesanal

 

Um toque a mais

 

Além de todos as melhorias no seu produto final, na maturação ainda é possível dar um toque especial à sua cerveja, sabia? É nessa fase que você pode fazer o dry hopping, ou seja, o acréscimo de lúpulo na fase fria.

Já escrevemos sobre essa técnica aqui no blog e essa a chance de dar um toque todo pessoal à sua cerveja artesanal. A técnica vai trazer mais leveza ao sabor e menos amargor para sua receita. Bora tentar?

Agora que você já está por dentro de como deve ser a finalização do seu processo de produção de cerveja caseira, não deixe conferir outros conteúdos aqui do blog e ver os equipamentos que vão te ajudar – e muito! – nessa empreitada. E, agora, uma dica de amigo: confira os cursos disponíveis na Universidade EZbrew para aprimorar seus conhecimentos e produzir a cerveja artesanal que vai ser o maior sucesso!

Um brinde ao sabor perfeito da sua cerveja caseira!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *