5 dicas para elaborar as suas próprias receitas de cerveja

Degustar a cerveja que você mesmo produziu é uma grande satisfação. Melhor que isso só degustar uma cerveja que você criou — desde a receita! Quer dar esse passo e se aventurar na criação de receitas? Então salve já essas 5 dicas para elaborar suas próprias receitas de cerveja que preparamos para você!

 

 

Dica #1: Não tem milagre, tem estudo!

Antes de começar a elaborar receitas de cerveja, você precisa ter um bom conhecimento dos ingredientes e todas as etapas de produção.

Só com estudo e prática você vai entender como cada etapa transforma a cerveja e, principalmente, entender de que maneira pode criar seu próprio sabor. Depois de um tempo de prática, você vai descobrindo deixar a sua cerveja com o gosto, a intensidade e o corpo que você deseja.

 

Veja também: Dicas de maturação da sua cerveja

 

Dica #2: Partindo de uma base, rumo às ideias!

Criar a sua própria receita não significa começar tudo do zero. Ter uma receita básica como norte é essencial para saber em qual estilo você quer encaixar a sua receita original.

A partir daí, pense como você quer personalizar essa receita básica. Pode ser um toque de frutas, acrescentar especiarias, testar sabores como chocolate ou café. É hora de dar asas à criatividade e montar a sua cerveja original!

 

 

Dica #3: Lista de compras

Depois de estudar e definir onde você quer chegar com sua receita, é hora de montar a lista de ingredientes.

Mas atenção: tenha cuidado para não cair na tentação de colocar coisa demais ou de se desviar do seu objetivo – o impulso de colocar mais coisas do que pensou originalmente sempre aparece nessa hora!

A dica de ouro aqui é simplificar para acompanhar. Escolher uma receita base SMaSH (Single Malt and Single Hope), por exemplo, vai te ajudar na hora de avaliar o desempenho dos ingredientes da sua receita.

Não deixe de anotar tudo para comparar com o resultado final (e com as próximas produções originais que você fizer).

 

Veja também: Tudo sobre leveduras cervejeiras

 

 

Dica #4: Nada de megalomania

Se você já tem experiência em produzir cerveja artesanal, mas vai tentar sua receita original pela primeira vez, é bom não ir com muita sede ao pote, digo, barril.

Como você está testando algo novo, melhor evitar grandes quantidades. Manter-se na segurança da média de 20 litros é uma boa. Assim você terá maior controle sobre as variáveis da produção e não correrá o risco de perder tanto ingrediente caso alguma coisa não saia como esperado.

Também não se intimide em produzir quantidades menores, se achar que para o teste é melhor. Só não deixe de anotar corretamente as medidas utilizadas, para replicar em escalas maiores futuramente.

 

Veja também: Qual o melhor, barril ou post mix?

 

 

Dica #5: Expectativa X Realidade: aprenda a lidar!

Pode ser que a sua primeira leva de cerveja feita com uma receita criada por você, acompanhada de pertinho, com todos os cuidados do mundo… não saia exatamente como o idealizado.

Sim, isso pode acontecer. E não quer dizer que você errou. Ao contrário: encare como a oportunidade de aprender, revisar o processo, acrescentar ou retirar itens da sua receita original.

É assim que se aprende e aqui se aplica a máxima “a prática leva à perfeição”. Ou você acha que todo mestre cervejeiro encontrou a receita perfeita em sua primeira produção? (Se houver alguma dúvida, a resposta é não!)

 

Veja também: Planilha de cálculo de ajuste da água

 

 

Agora é hora de produzir aquela leva especial, com a sua marca registrada! Um brinde à sua receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *